quarta-feira, 14 de maio de 2014

Receita de hoje: bolo de banana feito com farinha de pão



Olá, meus queridos!
Minha rotina está bem corrida. Meus pais também foram viajar e com isso, eu e minha irmã também temos que cuidar da roupa e da comida. Nada assustador, pois já vivi essa vida quando morava em SP. Trabalhava 8 horas por dia e ainda cuidava da casa. Sobrevivi!

Mas, estamos tendo uma ajuda muito especial da nossa funcionária, a Nilva. No início, minha mãe sempre contratava-a para ajudar em pequenos jantares feitos em casa. Depois, quando nossa funcionária de anos teve que ir embora, a Nilva veio para ficar. Hoje, ela é contratada como faxineira mas sabemos (e já experimentamos) o quanto ela é uma ótima cozinheira, daquelas com o dom mesmo. Ela já trabalhou em restaurantes, então imaginem...
Tudo ela sabe, para tudo ela tem dicas...e todas as vezes em que minha mãe precisou orientá-la sobre a minha alimentação sem glúten, ela já captou na hora!
Então, na ausência da minha mãe, a Nilva tem nos ajudado bastante. E hoje, especificamente, ela dividiu comigo uma receita magnífica: bolo de banana feito a partir do pão torrado e moído, ou seja, farinha de pão. Lembram da última receita que postei aqui (clique aqui para rever)? É exatamente ela que vamos usar!
Nunca imaginei comer um bolo tão macio e fácil de fazer! Vocês não estão entendendo a maravilha que é...façam! Vocês não vão se arrepender. 

Ah! E eu achei um bolo mais saudável, se comparados a tantos outros, pois vai pouco óleo e trocamos o açúcar branco pelo açúcar mascavo. 

Vamos para a cozinha, separar:
- 3 bananas maduras (aqui, você pode usar aquela banana que já está mais molinha e não dá mais para comer)
- 3 ovos
- 1/2 xícara de óleo 
- 1 xícara de açúcar mascavo (quem quiser usar o açúcar normal pode usar, ok?)
- 2 xícaras de farinha de pão (receita aqui!)
- 1 colher de sopa de fermento

Em um liquidificador, bata as bananas, os ovos, óleo e o açúcar mascavo. Após obter uma mistura, acrescente a farinha de pão e misture com uma colher ou apenas no "pulsar" do liquidificador, pois não é necessário bater muito. Em seguida, acrescente o fermento e mexa delicadamente com uma colher. 
Coloque em uma forma untada. Gente, aprendi com a Nilva que não precisa untar a forma com nenhuma farinha, apenas óleo....testei e não é que é verdade?! O bolo desenformou direitinho! Assamos em 180 graus e em 30 minutos o bolo estava assado. Aqui em casa usamos forno elétrico. 

Fácil, não é?
E vocês não imaginam como é fofinho!

segunda-feira, 12 de maio de 2014

De papo pro ar com Renata Macena, da Serendipia Bakery



Gente, a Re é uma gracinha de pessoa! Apesar de não conhecê-la pessoalmente, ela sempre foi adorável comigo. Fiquei "conhecendo" a Serendipia Bakery através da Liv Gitahy, que fez um curso com a Renata Macena, chef celíaca que está a frente. Logo de cara já fiquei encantada com tudo! Me pareceu ser feito com extremo carinho e dedicação. 
E praticamente sem pedir licença, convidei a Renata Macena, chef celíaca, para vir aqui no blog contar um pouquinho da sua história. E então, com muito carinho, ela me presentou com um chocottone sem glúten e sem lactose. Nunca comi nada igual! Extremamente recheado!


Então, eu espero que vocês fiquem tão encantados com essa história linda quanto eu!

Renata Macena, chef celíaca

 Qual a sua formação?
Minha primeira formação é Moda. Trabalhava como designer de calçados quando descobri a doença e tinha acabado de sair do meu emprego. Estava bem revoltada em não poder comer mais coisas que amava e não saber como adaptar receitas minhas. Foi quando decidi fazer gastronomia para entender um pouco mais das funções dos ingredientes das receitas, suas reações químicas e conhecer melhor as técnicas disponíveis para conseguir aplicar no meu dia-a-dia.

 Como surgiu a ideia de produzir alimentos sem glúten e sem lactose?
Eu comecei em uma brincadeira, uma amiga me chamou para fazer docinhos para o coquetel de inauguração da sua loja e fiz por hobby.
Depois presenteei uma outra amiga no seu aniversario com um bolo prestigio decorado com pasta americana. Na época, estava nas aulas de confeitaria na faculdade e queria testar o que estava aprendendo. Inventei um bolo em formato de lata de cerveja, que foi mega sucesso e, a partir daí, uma amiga indicou para outra e fiz o meu primeiro bolo de casamento. Quando vi estava com a casa da minha mãe tomada de ingredientes, embalagens e cupcakes no Natal. Foi quando percebi que podia produzir e ajudar as pessoas porque até então todos que compravam comigo não tinha nenhuma restrição alimentar, compravam simplesmente porque gostavam.

 Você é celíaca ou sensível ao glúten?
Sou Celíaca.

 Por que o nome Serendipia?
Serendipia significa descobrimento afortunado e inesperado. Encontrar algo muito bom sem estar procurando por isso. E acho que resume a minha historia, eu descobri a doença, fiquei triste, rebelde, quase depressão e fui estudar para entender melhor receitas e ingredientes, para aplicar no meu dia a dia, sem a intenção de tornar isso a minha profissão. Acabei descobrindo um sentido, um talento, uma missão na vida...Escolhi um caminho meio que sem querer que me faz muito feliz hoje.

 Quem te inspira na criação de suas receitas?
Acho que a vida e a natureza de um modo geral me inspiram.
Respeitar as estações do ano, a época de cada coisa, respeitar o corpo humano e buscar os melhores ingredientes para nutrir não só o corpo, mas também a alma, tornar desejos de pessoas com intolerâncias alimentares reais é o que me motiva.

 Qual sua maior dificuldade na cozinha sem glúten e sem lactose?
Estrutura e consistência nas massas, principalmente pães, combinar diferentes farinhas e ingredientes para chegar a um resultado especifico. Os pães sem glúten tendem a ficar mais parecidos. Encontramos mais pães de forma, alguns estilo baguete e de hambúrguer mas existe uma variedade enorme de tipos de pães. Por que não explorar todos os outros caminhos e oferecer uma vida mais rica para quem não pode consumir glúten?

 Conta pra gente qual sua receita preferida
Éclair! Nossa famosa bomba. Lembro que a primeira vez que consegui fazer essa receita sem glúten eu até chorei. É uma massa básica da confeitaria francesa, cheia de técnicas e segredinhos que eu achei que nunca fosse conseguir fazer na versão sem glúten.

Cozinhar para você significa...
Entregar a sua alma e dar um carinho a alma de alguém.
Cozinhar seu próprio alimento nos dias modernos e fast de hoje é um luxo e a melhor maneira de presentear quem a gente ama.

Deixe uma mensagem para as pessoas que, por algum motivo, seguem dieta isenta de glúten e lactose
Cozinha sem glúten é paciência, não desistam quando uma receita não der certo, teste de novo e de novo! Cozinhar é alquimia, energia e alma, entreguem o seu melhor, com certeza vão receber muito sabor de volta.


Vejam quantas coisas e lindas e apetitosas a Serendipia Bakery produz...

Bem casados

Bolo Floresta Negra
Quiche integral de chia com cebola caramelizada

Naked Cake

Gostaram?
Para vocês ficarem por dentro de tudo o que ela produz e oferece, é só segui-la através do site e da fan page.

quinta-feira, 8 de maio de 2014

Receita de hoje: farinha de pão



Receitinha fácil, rápida e versátil!
Dá para usar em tortas, bolos, almôndegas, empanados e onde mais quiser. 

E o melhor, dá para aproveitar aquele pão que você fez e não deu certo ou aquele pão que você comprou e não gostou. 

Basta torrar os pães até que consiga quebrá-los (e não parti-los) com as mãos. Em seguida, bata no liquidificador. Se após bater ainda achar que não está crocante, leve ao forno e bata novamente. 
Para conservar, guarde em um pote bem fechado. Eu prefiro conservar na geladeira, devidamente etiquetado. 


Com essa farinha, você pode fazer essa receitinha deliciosa de torta de alho poró e peito de peru. Clique sobre a foto para conferir!



E aguardem, ainda vou trazer uma receita de bolo de banana e torta sorvete feitos com essa farinha!


terça-feira, 6 de maio de 2014

Receita de hoje: leite de amêndoas


Intolerantes a lactose e alérgicos a proteína do leite...essa é pra nós! 
Eu já havia visto, diversas vezes, as pessoas fazendo receitas de leite de amêndoas, castanha-do-pará, inhame, coco, arroz...e muitos outros. Como sou fã de amêndoas, resolvi tentar! 
Não gostei do sabor dele puro, pois senti uma amarguinho no final. Mas, eu acabei usando a água em que deixei a amêndoas de molho, então não sei se foi por isso. Na próxima, vou testar com a água limpa. De qualquer forma, quando bati com o morango, ficou sensacional! 

Leve, saboroso e saudável!

Bora colocar a mão na massa?
Você vai precisar de:
- 400 ml de água filtrada (a quantidade de água vai depender se você quer um leite mais grossinho ou não. Se quiser ir testando, hidrate as amêndoas em apenas 250 ml de água. Vai formar uma pasta grossa e aí você coloca a quantidade de água que quiser. Eu acrescentei mais 150 ml, por isso coloquei 400 ml de água)
- 62 gramas de amêndoas cruas e sem sal
- 100 grama de morangos lavados
- 2 gotinhas de essência de baunilha (alérgicos a proteína do leite: não tenho conhecimento se o uso da essência de baunilha está liberado, ok?! Se não estiver, podem fazer a receita sem esse ingrediente)
- Açúcar ou adoçante a gosto (usei adoçante)

Hidrate as amêndoas na água por aproximadamente 8 horas. Depois que estiverem hidratadas, bata a amêndoas com a água do molho (fiz assim mas quero testar com água limpa...então fica a critério de cada um) e acrescente mais água se estiver muito grosso. Em seguida, coe o leite em uma pano limpo. Para facilitar, use o coador de apoio e vá apertando o pano para que saia todo o líquido e reste apenas uma pasta de amêndoas no pano. Depois de coado, o leite está pronto. Ele pode ser usado em receitas, no café da manhã, da tarde e onde mais preferir. Também, pode ser usado com chocolate em pó ou frutas, como eu fiz.
Resolvi bater com morangos. Para isso, bati o leite, os morangos, o adoçante e duas gotinhas de essência de baunilha. Ficou delicioso! 

Observação importante: Na hora da compra, estejam atentos ao risco de contaminação cruzada, pois muitos estabelecimentos usam a mesma colher para pegar diversos aperitivos, inclusive aqueles amendoins com casquinha, que contém glúten!



Espero que tenham gostado de mais uma receitinha versátil!


---------------------------------
Editado dia 11.06.2014

NOVA receita de leite de amêndoas! 
Na minha opinião, melhor que a anterior, pois aprendi a tirar a pelezinha das amêndoas. Ficou muito boa! Aprendi com a Doris Gomes e o que eu gostei demais é que dá a quantidade para se fazer apenas 200 ml de leite de amêndoas. Ou seja, quem quiser fazer fresquinho todos os dias, pode....ou quem quiser fazer em alguns dias da semana, também. Vamos aprender?

- 200 gramas de amêndoas
- 1 litro de água filtrada
- + água para deixar as amêndoas de molho

Primeiramente, vamos deixar as amêndoas de molho por 8 horas em água filtrada. Após esse tempo, para retirarmos a pelezinha delas, é só deixá-las de molho na água quente por 1 minutinho e, imediatamente após, passá-las em água fria. Assim, a pelezinha sairá facilmente, é só ir puxando. 
Leve as amêndoas ao liquidificador com 1 litro de água e bata bastante. Coe com um pano e leve para geladeira. Pode ser congelado!

Quem quiser fazer apenas 200 ml do leite, é só hidratar 15 amêndoas e bater com 150/200 ml de água filtrada. A quantidade de água sempre pode ser variável, dependendo da consistência que se quer dar para o leite, ok?

Não jogue fora o que sobrou no pano. Com essa "massinha", é possível fazermos uma ricota falsa, receita que tirei da minha cabeça. Quer saber como se faz? Clica aqui! 
Olha como ela fica linda e idêntica a ricota tradicional! 



Com ela fiz uma tapioca incrível com rúcula e tomatinhos cereja...nhami nhami!
Espero que tenham gostado dessa nova receitinha!



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...