quarta-feira, 11 de junho de 2014

Receita de hoje: ricota falsa (de amêndoas)


Antecipando a receitinha, que foi pura invenção minha! Bom, alguém já deve ter tido essa ideia, mas eu confesso que eu não pesquisei para fazer nem nada. Resolvi fazer uma nova receita de leite de amêndoas (clique aqui para aprender!) e quando coamos no pano as amêndoas batidas com água filtrada, sobra uma espécie de "massa". Quando peguei essa massa na mão para ver a textura, ela foi se soltando, formando gruminhos. Quando olhei para aquilo, na hora soltei: "gente, isso é ricota!" 
Coloquei na boca para provar o sabor e era neutro. Aí, fiquei mais feliz ainda: "Dá para fazer uma falsa ricota temperada! Que demaaaaaaaaaaaaaaais!"
Meu namorado só dava risada!

O fato é que eu estava certa, pelo menos dessa vez. Fui para a cozinha e lá acrescentei alguns ingredientes para transformá-la em um queijinho temperado. Deu super certo e eu amei o resultado. 
Vejam o que eu preparei...uma tapioca com a ricota falsa, rúcula e tomatinhos cerejas. Ficou esplêndido!




Vamos aprender?
Na realidade, fui fazendo a olho, mas vou tentar quantificar para vocês terem ideia, ok?

- Massa de amêndoas (é a massa que sobrará no pano após coar as amêndoas batidas com água. Para acessar a receita do leite de amêndoas, que produzirá essa massa, clique aqui!
Eu fiz o leite de amêndoas com 30 amêndoas hidratadas mais 300/400 ml de água filtrada, aproximadamente
- 1 colher de sobremesa de azeite
- Alho, sal e orégano a gosto

Só isso?! Só isso, gente! Dá para acreditar?

Bom, a primeira coisa a se fazer é colocar o azeite na massa de amêndoas. Depois, acrescentar o sal e o orégano. O alho, para não ficar muito forte, eu amassei no amassador de alho e coloquei apenas 3 pedacinhos, do tamanho de um arroz. Coloquei bem pouquinho e achei que foi suficiente.

Não é fácil?!
E o melhor, reaproveita uma sobra que muitas pessoas jogariam fora, como eu fiz da primeira vez em que fiz o leite!

Apaixonei!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...