quarta-feira, 14 de maio de 2014

Receita de hoje: bolo de banana feito com farinha de pão



Olá, meus queridos!
Minha rotina está bem corrida. Meus pais também foram viajar e com isso, eu e minha irmã também temos que cuidar da roupa e da comida. Nada assustador, pois já vivi essa vida quando morava em SP. Trabalhava 8 horas por dia e ainda cuidava da casa. Sobrevivi!

Mas, estamos tendo uma ajuda muito especial da nossa funcionária, a Nilva. No início, minha mãe sempre contratava-a para ajudar em pequenos jantares feitos em casa. Depois, quando nossa funcionária de anos teve que ir embora, a Nilva veio para ficar. Hoje, ela é contratada como faxineira mas sabemos (e já experimentamos) o quanto ela é uma ótima cozinheira, daquelas com o dom mesmo. Ela já trabalhou em restaurantes, então imaginem...
Tudo ela sabe, para tudo ela tem dicas...e todas as vezes em que minha mãe precisou orientá-la sobre a minha alimentação sem glúten, ela já captou na hora!
Então, na ausência da minha mãe, a Nilva tem nos ajudado bastante. E hoje, especificamente, ela dividiu comigo uma receita magnífica: bolo de banana feito a partir do pão torrado e moído, ou seja, farinha de pão. Lembram da última receita que postei aqui (clique aqui para rever)? É exatamente ela que vamos usar!
Nunca imaginei comer um bolo tão macio e fácil de fazer! Vocês não estão entendendo a maravilha que é...façam! Vocês não vão se arrepender. 

Ah! E eu achei um bolo mais saudável, se comparados a tantos outros, pois vai pouco óleo e trocamos o açúcar branco pelo açúcar mascavo. 

Vamos para a cozinha, separar:
- 3 bananas maduras (aqui, você pode usar aquela banana que já está mais molinha e não dá mais para comer)
- 3 ovos
- 1/2 xícara de óleo 
- 1 xícara de açúcar mascavo (quem quiser usar o açúcar normal pode usar, ok?)
- 2 xícaras de farinha de pão (receita aqui!)
- 1 colher de sopa de fermento

Em um liquidificador, bata as bananas, os ovos, óleo e o açúcar mascavo. Após obter uma mistura, acrescente a farinha de pão e misture com uma colher ou apenas no "pulsar" do liquidificador, pois não é necessário bater muito. Em seguida, acrescente o fermento e mexa delicadamente com uma colher. 
Coloque em uma forma untada. Gente, aprendi com a Nilva que não precisa untar a forma com nenhuma farinha, apenas óleo....testei e não é que é verdade?! O bolo desenformou direitinho! Assamos em 180 graus e em 30 minutos o bolo estava assado. Aqui em casa usamos forno elétrico. 

Fácil, não é?
E vocês não imaginam como é fofinho!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...