segunda-feira, 12 de maio de 2014

De papo pro ar com Renata Macena, da Serendipia Bakery



Gente, a Re é uma gracinha de pessoa! Apesar de não conhecê-la pessoalmente, ela sempre foi adorável comigo. Fiquei "conhecendo" a Serendipia Bakery através da Liv Gitahy, que fez um curso com a Renata Macena, chef celíaca que está a frente. Logo de cara já fiquei encantada com tudo! Me pareceu ser feito com extremo carinho e dedicação. 
E praticamente sem pedir licença, convidei a Renata Macena, chef celíaca, para vir aqui no blog contar um pouquinho da sua história. E então, com muito carinho, ela me presentou com um chocottone sem glúten e sem lactose. Nunca comi nada igual! Extremamente recheado!


Então, eu espero que vocês fiquem tão encantados com essa história linda quanto eu!

Renata Macena, chef celíaca

 Qual a sua formação?
Minha primeira formação é Moda. Trabalhava como designer de calçados quando descobri a doença e tinha acabado de sair do meu emprego. Estava bem revoltada em não poder comer mais coisas que amava e não saber como adaptar receitas minhas. Foi quando decidi fazer gastronomia para entender um pouco mais das funções dos ingredientes das receitas, suas reações químicas e conhecer melhor as técnicas disponíveis para conseguir aplicar no meu dia-a-dia.

 Como surgiu a ideia de produzir alimentos sem glúten e sem lactose?
Eu comecei em uma brincadeira, uma amiga me chamou para fazer docinhos para o coquetel de inauguração da sua loja e fiz por hobby.
Depois presenteei uma outra amiga no seu aniversario com um bolo prestigio decorado com pasta americana. Na época, estava nas aulas de confeitaria na faculdade e queria testar o que estava aprendendo. Inventei um bolo em formato de lata de cerveja, que foi mega sucesso e, a partir daí, uma amiga indicou para outra e fiz o meu primeiro bolo de casamento. Quando vi estava com a casa da minha mãe tomada de ingredientes, embalagens e cupcakes no Natal. Foi quando percebi que podia produzir e ajudar as pessoas porque até então todos que compravam comigo não tinha nenhuma restrição alimentar, compravam simplesmente porque gostavam.

 Você é celíaca ou sensível ao glúten?
Sou Celíaca.

 Por que o nome Serendipia?
Serendipia significa descobrimento afortunado e inesperado. Encontrar algo muito bom sem estar procurando por isso. E acho que resume a minha historia, eu descobri a doença, fiquei triste, rebelde, quase depressão e fui estudar para entender melhor receitas e ingredientes, para aplicar no meu dia a dia, sem a intenção de tornar isso a minha profissão. Acabei descobrindo um sentido, um talento, uma missão na vida...Escolhi um caminho meio que sem querer que me faz muito feliz hoje.

 Quem te inspira na criação de suas receitas?
Acho que a vida e a natureza de um modo geral me inspiram.
Respeitar as estações do ano, a época de cada coisa, respeitar o corpo humano e buscar os melhores ingredientes para nutrir não só o corpo, mas também a alma, tornar desejos de pessoas com intolerâncias alimentares reais é o que me motiva.

 Qual sua maior dificuldade na cozinha sem glúten e sem lactose?
Estrutura e consistência nas massas, principalmente pães, combinar diferentes farinhas e ingredientes para chegar a um resultado especifico. Os pães sem glúten tendem a ficar mais parecidos. Encontramos mais pães de forma, alguns estilo baguete e de hambúrguer mas existe uma variedade enorme de tipos de pães. Por que não explorar todos os outros caminhos e oferecer uma vida mais rica para quem não pode consumir glúten?

 Conta pra gente qual sua receita preferida
Éclair! Nossa famosa bomba. Lembro que a primeira vez que consegui fazer essa receita sem glúten eu até chorei. É uma massa básica da confeitaria francesa, cheia de técnicas e segredinhos que eu achei que nunca fosse conseguir fazer na versão sem glúten.

Cozinhar para você significa...
Entregar a sua alma e dar um carinho a alma de alguém.
Cozinhar seu próprio alimento nos dias modernos e fast de hoje é um luxo e a melhor maneira de presentear quem a gente ama.

Deixe uma mensagem para as pessoas que, por algum motivo, seguem dieta isenta de glúten e lactose
Cozinha sem glúten é paciência, não desistam quando uma receita não der certo, teste de novo e de novo! Cozinhar é alquimia, energia e alma, entreguem o seu melhor, com certeza vão receber muito sabor de volta.


Vejam quantas coisas e lindas e apetitosas a Serendipia Bakery produz...

Bem casados

Bolo Floresta Negra
Quiche integral de chia com cebola caramelizada

Naked Cake

Gostaram?
Para vocês ficarem por dentro de tudo o que ela produz e oferece, é só segui-la através do site e da fan page.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...