segunda-feira, 30 de junho de 2014

Receita de hoje: leite de arroz


Mais um leite vegetal! 
Receita ideal para intolerantes a lactose, alérgicos a proteína do leite e vegetarianos que não consomem leite de origem animal. 

Bom, o que eu achei desse leite? Uma super possibilidade, gente! Na minha opinião, não é o tipo de leite para se tomar com chocolate em pó, por exemplo. Mas esse é o meu paladar e como eu acredito demais na adaptação, não desacredito que muitas pessoas façam dessa forma e gostem. 

Quando aprendi a fazer essa receita, com a Doris Gomes, ela disse que esse leite vegetal é ideal para receitas salgadas: tortas, creme de leite ou molho branco. Foi aí que eu quis tentar o molho branco, já que até hoje nunca tinha feito um sem ser com leite de vaca. 

Adoramos o resultado! Fiz em um almoço, para mim, irmã e namorado e eles aprovaram. O menu do dia foi fusilli ao molho branco (próxima receitinha, hein?!).

A receita original é com arroz integral mas, na hora, eu não tinha o integral. Então fiz com o branco mesmo e gostei do resultado. 

Vamos  lá? Mudei só a quantidade de água!

- 1 xícara de arroz branco ou integral
- 10 xícaras de água 

Em uma panela, coloque o arroz cru e cubra com água (4 xícaras), deixando cozinhar por 15 minutos. Depois de cozido, ele deve estar molinho, meio "papa". Escorra a água e bata no liquidificador com 6 xícaras de água mineral. Aqui a quantidade de água vai depender muito da consistência que se quer dar ao leite, ok?!
Em seguida, coe em um pano beeeeeem fininho, quanto mais fino, melhor! 

Conserve fechado, na geladeira. 
Eu acabei não usando tudo o que fiz e congelei. Não sei se dá certo mas, melhor que jogar fora, não é?

Ah! E o que sobrar no pano, não joguem fora. Eu congelei porque ainda estou buscando uma utilidade para aquela massa, ok? 

E fiquem ligados porque a próxima receitinha é a do molho branco, hein?!

sexta-feira, 13 de junho de 2014

Receita de hoje: + um bolo de cenoura (o mais fofinho do universo!)



Que vontade que eu estava de um bolinho de cenoura! E resolvi seguir essa receitinha da Andréia Cardoso, lá do grupo Viva sem Glúten e leitora aqui do blog também. Ela faz o bolo no liquidificador e eu troquei pela batedeira. Então, juntei essa receita com uma dica da Alessandra Kisik Bomm, lá do grupo também, que é cozinhar as cenouras antes de adicioná-las a receita. AMEI o resultado! O bolo de cenoura mais fofinho que já comi na vida. Geralmente, o bolos de cenoura embatumam um tiquinho, né? Esse não...nadica!

Simbora fazer e matar a vontade!

Para a massa, separe:
- 3 ovos
- 2 xícaras de açúcar
- 1 xícara de farinha de arroz
- 1 xícara de farinha sem glúten (usei a indicada pela Andréia, da marca Sabor Vital, pois eu já tinha em casa. Intolerantes a soja, cuidado, tem farinha de soja, ok? Quem quiser testar, pode usar a da Aminna também)
- 1/2 xícara de óleo
- 1 colher de sopa de fermento em pó
- 2 cenouras e meia 

Primeiro de tudo, iremos cozinhar as cenouras. É só cortar em rodelinhas e levar ao fogo com água para dar uma cozinhada. Em seguida, retire da panela e esfrie-as em água corrente. Bata as cenouras no liquidificador para formar uma massa. Reserve.

Em uma batedeira, bata os ovos, o açúcar e o óleo por aproximadamente 3 minutos. Em seguida, acrescente as cenouras batidas e bata mais. Vai formar um massa com alguns pedacinhos de cenoura (eu adoro! Se você não gosta, melhor fazer a receita no liquidificador). Aos poucos, vá adicionando as farinhas e batendo. Quanto mais bater, melhor!

Acrescente o fermento em pó, mexa com uma colher e despeje o conteúdo da batedeira em uma forno untada. Gente, eu unto só com óleo. Aprendi essa dica e deu super certo! Aí, é só levar ao forno a 180º graus, por aproximadamente 30 minutinhos. 

Vamos a calda
- 1/2 copo de água
- 2 colheres de sopa rasas de chocolate em pó
- 3 colheres rasas de açúcar (ou a gosto)
- Usei um pouquinho de margarina Becel mas quem quiser, pode tentar fazer sem (usei o equivalente a uma colherinha de café)

Misture todos os ingredientes em uma panela, levando ao fogo. Deixe ferver até dar uma engrossadinha. Aí, é só jogar em cima do bolo. Pode se deliciar!

Dica bacanérrima: se quiser comer um bolinho com cara de que acabou de sair do forno, é só aquecer o pedaço por aproximadamente 20 segundos. Huuuuum!


BABEM!



Gostaram? Espero que sim! 

quarta-feira, 11 de junho de 2014

Receita de hoje: ricota falsa (de amêndoas)


Antecipando a receitinha, que foi pura invenção minha! Bom, alguém já deve ter tido essa ideia, mas eu confesso que eu não pesquisei para fazer nem nada. Resolvi fazer uma nova receita de leite de amêndoas (clique aqui para aprender!) e quando coamos no pano as amêndoas batidas com água filtrada, sobra uma espécie de "massa". Quando peguei essa massa na mão para ver a textura, ela foi se soltando, formando gruminhos. Quando olhei para aquilo, na hora soltei: "gente, isso é ricota!" 
Coloquei na boca para provar o sabor e era neutro. Aí, fiquei mais feliz ainda: "Dá para fazer uma falsa ricota temperada! Que demaaaaaaaaaaaaaaais!"
Meu namorado só dava risada!

O fato é que eu estava certa, pelo menos dessa vez. Fui para a cozinha e lá acrescentei alguns ingredientes para transformá-la em um queijinho temperado. Deu super certo e eu amei o resultado. 
Vejam o que eu preparei...uma tapioca com a ricota falsa, rúcula e tomatinhos cerejas. Ficou esplêndido!




Vamos aprender?
Na realidade, fui fazendo a olho, mas vou tentar quantificar para vocês terem ideia, ok?

- Massa de amêndoas (é a massa que sobrará no pano após coar as amêndoas batidas com água. Para acessar a receita do leite de amêndoas, que produzirá essa massa, clique aqui!
Eu fiz o leite de amêndoas com 30 amêndoas hidratadas mais 300/400 ml de água filtrada, aproximadamente
- 1 colher de sobremesa de azeite
- Alho, sal e orégano a gosto

Só isso?! Só isso, gente! Dá para acreditar?

Bom, a primeira coisa a se fazer é colocar o azeite na massa de amêndoas. Depois, acrescentar o sal e o orégano. O alho, para não ficar muito forte, eu amassei no amassador de alho e coloquei apenas 3 pedacinhos, do tamanho de um arroz. Coloquei bem pouquinho e achei que foi suficiente.

Não é fácil?!
E o melhor, reaproveita uma sobra que muitas pessoas jogariam fora, como eu fiz da primeira vez em que fiz o leite!

Apaixonei!

sexta-feira, 6 de junho de 2014

Receita de hoje: bolo fudge de micro-ondas

               

Me perdoem! Me perdoem! Me perdoem!

Minha vida está uma loucura, gente! A vida está corrida...fim de semestre, milhares de trabalhos para resolver! Sei que estou super em falta com as receitas aqui no blog e principalmente com outras informações. Adorava escrever e refletir aqui no blog e não tenho tido tempo para isso. Quero ainda fazer um post sobre o livro "Barriga de Trigo" que estou lendo. 
Quem tem facebook e acompanha o blog por lá, sabe que sempre estou postando coisas bacanas. Então, não deixe de acompanhar por lá. Lá é mais dinâmico e rapidinho consigo postar alguma coisa. É só curtir a página aqui!

Como eu estou em falta e prometi recompensá-los, estou trazendo uma receita mais que demais!
Adoro programas de culinária e estava assistindo "Homens Gourmet" quando o Dalton Rangel fez essa receita. Gente, fiquei de cara e se não tivesse testado, duvidaria até hoje de que ela é perfeita. O que eu chamo de uma receita perfeita? Aquela que é gostosa, prática, fácil e rápida. Perfeita² se ela for saudável!
A receita original não é sem glúten e sem lactose, mas eu troquei a farinha de trigo pela FSG e o leite de vaca pelo zero lactose e ficou supimpa demais! Ah! Também substitui o açúcar branco pelo mascavo.

Vocês vão ver que além de todas essas qualidades, ele forma um bolinho cremoso e quente, para servido logo que sai do micro-ondas. Quem gosta da combinação chocolate + café, vai amar!
Eu fiz metade da receita e renderam 4 porções individuais . A ideia é não fazer muito porque ele é gostoso na hora. Depois, ele não fica tãããããão bom.

Mãos a obra?!

Separe os ingredientes:
- 1/2 xícara de açúcar mascavo
- 1/2 xícara de cacau em pó (pode ser chocolate em pó também. Se tiver açúcar, preste atenção para não ficar muito doce)
- 1/2 xícara de café se açúcar (não é o pó, é o café pronto)
- 1/2 xícara de FSG (farinha sem glúten - uso sempre a da Aminna)
- 1 colher de sopa não muito cheia de fermento em pó
- 100 ml de leite de vaca zero lactose (quem testar com leites vegetais, me conta como ficou, tá?)
- 10 ml de óleo
- 1 ovo

Em uma tigela, coloque o ovo, o açúcar mascavo e o óleo. Misture bem com um fuet.


                       ≛

Aliás, você sabe o que é um fuet? Aposto que sim, só não associou o nome ao objeto!

        ≛



  • Em seguida, adicione, aos poucos, o cacau em pó, a FSG e o fermento químico. Mexa novamente. Depois, acrescente, devagar, o café e o leite. Mexa mais. 
  • Coloque a mistura nos potinhos e leve ao micro-ondas, um a um, por aproximadamente 24 segundos. A receita original pede 12 segundos mas eu achei muito pouco. Acabei encontrando o tempo ideal para o meu microondas e foram 24 segundos. Cada micro-ondas é de um jeito, né? Então sugiro que fiquem atentos e testem até acharem o tempo ideal.
  • Depois de pronto, decorei com o próprio açúcar mascavo e servi com morangos. O namorado e a irmã aprovaram!

  • Facinho, não é?



  • Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...