segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Receita de hoje: caponata com casca de banana verde


Segundona chegou!
Como vocês estão?

Bom, hoje vamos falar sobre a caponata!
Eu não sabia muitas coisas mas fui pesquisar mais sobre ela. É um prato típico da Sicília (Itália), mais especificamente, um antepasto. Na verdade, um dos mais conhecidos.

A ideia surgiu porque quando eu via receitas de biomassa de banana verde, eu sempre observava que as pessoas aproveitam a casca para produzir alguma coisa. E confesso para vocês: eu odeio jogar comida fora. Me sinto tão bem quando consigo aproveitar tudo, sabe?!
Sem contar que essa transformação é algo lindo! É o poder que temos de transformar a casca de uma fruta, geralmente jogada fora, em algo super gostoso.

Por exemplo, as cascas de laranja caem super bem em chás. Fica delicioso!

Então, como vamos aproveitar as cascas de banana verde? Fazendo uma deliciosa caponata! Ideal para comer com pão, torradinhas, tomar um bom vinho...enfim, como preferirem.

Fui lendo várias receitas e aí fui fazendo a minha do meu jeito. A verdadeira caponata leva berinjela. Mas, como eu não tinha em casa, não usei. Vocês podem acrescentar o que quiserem. Inventem a sua própria caponata. Tenho certeza de que ficará deliciosa!


Vamos precisar de:
- Cascas de banana verde picadinhas (podem ser pedaços retangulares de 1 a 2 cm)
- 1/2 pimentão amarelo sem sementes
- 1/2 pimentão vermelho sem sementes
- 3 dentes de alho triturados
- 2 tomates picadinhos
- 1/2 limão espremido (quem quiser, pode colocar 1 inteiro)
- 2 colheres de sopa de uva passas
- 1/2 cebola picadinha
- Azeite e sal a gosto

Se quiser acrescentar outros temperos, também pode. Fica a critério de cada um, ok?!

Misture tudo em uma tigela, coloque em um refratário e cubra com papel alumínio. Leve ao forno, 180 graus, por aproximadamente 1 hora e meia.

Vocês verão que delícia que fica!
Basta conservar em geladeira!

Bom apetite!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...