sexta-feira, 19 de julho de 2013

Receita de hoje: panquecas salgada e doce


Olá, meus queridos. Quem gosta de panquecas?
Eu adoro! O fim de semana está chegando e sobra um tempinho maior para ir para a cozinha, né?

Minha mãe sempre fez e, depois do diagnóstico, aprendemos a fazer sem glúten. Acho-as super versáteis...dá para fazer qualquer recheio (já pensou de doce de leite?), com ou sem molho, doce ou salgada...enfim, dá pra inventar bastante coisa.
Em um final de semana, resolvi fazer a versão salgada e doce. Ficaram deliciosas! 

Vou ensiná-los e, após a receita, deixar uma receita já postada, que vale muito a pena e é com massa de panqueca. Vamos aprender?

Você vai precisar de:
- 1 copo (250 ml) de amido de milho
- 2 ovos
- 1 copo (250 ml) de leite (quem tem alguma intolerância para a lactose, como eu, pode usar leite de vaca sem lactose ou ainda leites vegetais. Clique aqui para aprender a fazer o leite de arroz, ideal para essa receita)
- Sal a gosto

Bata todos os ingredientes no liquidificador. Para medir a quantidade da massa a ser levada ao fogo, use um pires. Em uma panela teflonada, coloque 1 pires de massa, deixe um pouco e vire dos dois lados para não queimar (aproximadamente 2 minutos de cada lado, dependendo da potência do fogão). Vá separando todas as massas que ficarem prontas. 

Depois de prontas, coloquei o recheio e vá enrolando-a. Para a versão salgada, usei carne moída com queijo sem lactose (marca Balkis). Coloquei-as em um refratário de vidro, joguei molho vermelho por cima e finalizei com mais queijo. Levei ao microondas por aproximadamente 3 minutos, para o queijo derreter e ela ficar bem quentinha no meio.

Para a versão doce, usei o chocolate sem glúten e sem lactose picado (marca Cacau Show) e segui o mesmo procedimento citado acima. A única coisa que mudei foi o tempo no microondas, não sendo necessário 3 minutos, alguns segundos é o suficiente. 
Enfeite com morango ou como preferir e sirva como sobremesa. 

Huuuummmm....

Panqueca salgada


Panqueca doce


A outra dica que tenho pra vocês é a lasanha feita com massa de panqueca. Todo mundo que experimentou adorou!
Tenho uma amiga que vai receber uma outra amiga celíaca e me perguntou que prato ela poderia servir e que agradasse a todos. Indiquei essa lasanha. Ela adorou a ideia e resolveu testar antes de receber a amiga. Resultado? Ela amou! 
Então, podem fazer que vale muito a pena. Clique aqui para acessar a receita.

Mil beijocas para vocês

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...