segunda-feira, 15 de julho de 2013

Mr. Premium, uma história de muita persistência, dedicação e agora, zero glúten

Eba! Depois de mais de uma semana sem postar aqui no blog, estou de volta. Tirei uma semaninha de férias e estava difícil postar, viajei bastante. 

Alguns de vocês acompanharam esta publicação que fiz no facebook, a respeito de um novo empreendimento aqui na minha cidade, Ribeirão Preto. Estou falando da Mr. Premium.

Clique sobre a foto para visualizá-la em tamanho maior

Amo contar histórias, principalmente quando elas me proporcionam conhecer pessoas que me trazem algo de bom, seja pelo o que carregam dentro do coração ou seja pelo conhecimento que adquiro com elas. O fato é que eu abracei a causa deste novo empreendimento porque de cara as pessoas que estão a frente me trouxeram isso: algo de bom.
Então, vamos conhecer um pouquinho da Mr. Premium?

Em fevereiro deste ano, recebi um email do Fernando, sócio proprietário da Mr. Premium. No email, ele contava que tinha uma indústria de produtos naturais aqui em Ribeirão Preto e que estava mudando totalmente o  foco da empresa, iriam produzir produtos sem glúten e sem lactose. E mais do que isso: ele gostaria de saber quais produtos nós, celíacos, temos mais dificuldades em encontrar. Lendo o email, fiquei tão feliz por ter sido contatada por alguém interessado em nos proporcionar produtos sem glúten. 
Respondi prontamente e a partir daquele email, trocamos diversas informações. Enviei a ele muitos materiais da ACELBRA-RJ, principalmente com relação a contaminação cruzada porque claro, é muito fácil produzir produtos sem glúten. O difícil é produzi-los sem risco de contaminação cruzada. Apesar da alegria de ter recebido o email, fiquei bastante receosa com a nova proposta, afinal a maioria das pessoas desconhecem os perigos do glúten escondido. Enfatizei também sobre a dificuldade de encontrarmos bons produtos em um preço justo. 

E assim, fomos conversando mais e mais...
Uma das coisas que mais me chamou a atenção foi que antes mesmo de enviar qualquer material ou explicação, o pai do Fernando, outro proprietário do empreendimento, me escreveu dizendo que assim que produzisse um alimento descontaminado, faria questão que eu experimentasse. UAU, fantástico! Isso significava que alguma coisa eles já sabiam a respeito da contaminação cruzada, não é?
Por telefone, falei com o Fernando e através da nossa conversa, ficou muito claro para mim o conhecimento deles sobre o tema e a responsabilidade que estavam adquirindo frente a produção deste tipo de alimento. Também, fiquei bastante aliviada porque naquele momento se mostraram comerciantes extremamente éticos e comprometidos com o próximo. Indiquei vários produtos para que eles experimentassem e sentissem a textura, o gosto e também, pesquisassem os preços. 
Também, pude conhecer um pouco da história deles e qual o motivo de quererem entrar para este tipo de mercado. 


O pai do Fernando, o Sr. Castro, é um renomado técnico em panificação. Durante toda a sua vida, trabalhou com panificação, prestando consultoria para padeiros e confeiteiros em todo o Brasil. Aqui em Ribeirão Preto, a Mr. Premium existe há mais de 10 anos, mas sempre com produção de alimentos com glúten. Eles iam muito bem, vendiam e produziam bastante, além de possuir bons supermercados como clientes, onde vendiam seus produtos. No entanto, um desses grandes supermercados fechou as portas e o Sr. Castro teve um declínio muito grande das vendas, o que o levou a grandes dificuldades. 
Religioso e muito confiante, conheceu na igreja uma nutricionista, intolerante a lactose e ovo, que falou sobre a dificuldade de encontrar produtos adequados e, principalmente de indicar a seus pacientes a dieta isenta de glúten, visto que muitos deles são de classe baixa e os produtos, de alto preço. Então, ela começou a incentivá-los para esse tipo de mercado, contando a eles sobre suas dificuldades e sobre o quanto o mercado sem glúten pode ser promissor. 
Então, eles começaram a pensar a respeito e visitando uma das lojas clientes que possuíam, a vendedora indicou esse cantinho. Acreditem! Estive uma vez  lá, contei que era celíaca, que tinha criado um blog e que ela poderia indicar, se quisesse, para pessoas que seguiam dieta isenta de glúten. E assim foi...ela falou do blog, ele visitou e por fim, me mandou o email. 
Olha como se forma a rede de conhecimento, gente! Não é incrível?


Eles levaram cerca de 30 dias para descontaminar toda a indústria antes do início da produção dos alimentos sem glúten, até o teto foi lavado. Feito isso, eles me ligaram e me convidaram para conhecer o espaço e os produtos que já haviam produzido. Chamei minha mãe para acompanhar e lá fomos nós. Foi incrivel! São pessoas maravilhosas, dispostas e o Sr. Castro produz maravilhas com todo o conhecimento dele. Experimentei cookies, biscoito de polvilho, bolo inglês e pão. Tudo fantástico, com sabor e textura excelentes. Fiquei muito agradecida e acho que eles também gostaram da minha visita. Minha mãe também adorou tudo. O Sr. Castro disse a ela que estava ansioso com o fato de eu ir lá experimentar os produtos. Acho que me senti importante naquela hora! Fato é que realmente as coisas estão deliciosas e eu torço demais para que seja o maior sucesso, pois quando as pessoas plantam sementinhas do bem e estão bem intencionadas, não há como dar errado. Percebi e eles também me falaram que estão bastante apreensivos com o novo foco, mas eu aposto demais. Cada vez mais ouvimos as pessoas falarem sobre a doença celíaca. Os diagnósticos serão mais comuns, mais e mais pessoas precisarão de alimentos sem glúten e, aqui em Ribeirão Preto, temos pouquíssimas opções. 
Então, deixo mais essa dica para vocês!

Confiram um pouco do que está sendo produzido...

Biscoito de polvilho tradicional. Também tem o sabor pimenta!

Bolo inglês. Sabem aqueles bolinhos Pullman? Idêntico!

Cookies, ainda sem as gotas de chocolate

Pão


Quem quiser conhecer ou saber maiores informações, pode entrar em contato com o Fernando ou o pai dele, o Sr. Castro. Também, se preferirem, podem dizer que viram os produtos aqui no blog! Por enquanto o site da Mr. Premium está em reconstrução, mas o contato pode ser feito via email ou telefone. 





Um grande beijo e fiquem ligados porque tem receitinha essa semana ainda!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...