sábado, 4 de maio de 2013

Receita de hoje: brigadeiro com castanha de caju


Quem é que não gosta de brigadeiro? Acho que é impossível alguém não gostar, não é? Lembra a infância mas até quem é adulto se delicia. Estou errada?
Por ser intolerante a lactose, procurei uma receita de brigadeiro sem lactose. Assim, posso comer sem culpa e sem medo de passar mal no dia seguinte. Procurei, procurei e encontrei essa, retirada do site Semlactose.

O que eu achei da receita?
Na verdade, não achei o gosto nem um pouco parecido com brigadeiro, pois a receita leva castanha de caju. Então, ficou parecendo um docinho de castanha de caju. Apesar de não ser parecido com brigadeiro, ficou delicioso e recomendo. Fiz meia receita mas passarei para vocês a receita de uma receita inteira, tá?

Mão na massa, meus queridos:

- 200g de castanha de caju sem sal moída (para moer, bata no liquidificador. Elas precisam ficar com um aspecto de farofa)
- 150g de açúcar
- 80g de chocolate em pó sem lactose (recomendo o da Nestlé)
- 200 ml de creme de arroz (esse ingrediente dá o que falar. Não é o creme de arroz que usamos com frequência nas receitas, aquele que é a própria farinha de arroz. Ele é como um creme de leite, só que é de arroz). Encontrei no pão de açúcar. É esse aqui:

- 120g de margarina (recomendo a Becel, do potinho azul, já que é sem lactose)
- 2 gemas
- Um pouco de chocolate granulado para enfeitar

Em uma panela de fundo grosso, adicione todos os ingredientes secos e, aos poucos, o creme de arroz, creme vegetal e, por último as gemas. Em fogo baixo, mexa como se estivesse fazendo a receita de brigadeiro original. Quando começar a engrossar, desligue e deixe esfriar totalmente. Você pode fazer as bolinhas e enrolar no granulado ou fazer como fiz na foto acima.

Dica importante: se a massa ficar muito líquida, adicione uma colher de chá de maisena misturada com duas colheres de chá de água morna. Adicione ao doce e mexa sempre, em fogo baixo, até engrossar.

Podem se deliciar sem culpa!
Essa receita arrasa. Aproveitem o fim de semana para fazê-la de sobremesa para a família ou amigos. Tenho certeza de que irão adorar.

Beijocas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...