terça-feira, 7 de maio de 2013

Vídeo: exigentes para comer?


Boa tarde, meus queridos!

Como vocês estão? Animados para o Dia das Mães? Eu já escolhi a sobremesa que vou preparar. Se der tudo certinho, conto pra vocês o que é e a receita.
Estou empolgada!

Bom, o assunto de hoje é esse vídeo, que encontrei há bastante tempo. Havia me esquecido do quanto gosto dele e o quanto acho importante repassar. Me lembrei agora e decidi postar. 

Gosto dele por diversos motivos. O primeiro deles é porque eu me identifico demais com a historinha e acho o vídeo emocionante (adoro a música, que coerentemente se chama "How to save a life". Quem quiser ouvi-la, clique aqui!).

O video é narrado por uma pré adolescente (talvez) e retrata exatamente como eu imagino que as crianças e adolescentes (e muitos adultos) se sentem frente ao diagnóstico. As pessoas brincam com termos inapropriados, como "frescura", "exigência" e muitos outros para retratar uma condição a qual não escolhemos mas que aprendemos a lidar com a ajuda de quem amamos. E se esquecem do pior: o quanto esses termos podem magoar. 

Quem aqui já não foi rotulado de fresco ou exigente demais para comer, já que não pode consumir glúten? Imagino que a grande maioria. Eu mesma já ouvi muitas coisas. No começo eu ficava bastante chateada mas hoje, além de chateada, me posiciono para que as pessoas respeitem minha restrição. Porque é isso que temos que fazer, mostrar as pessoas que o que ela está dizendo é pura e simplesmente falta de conhecimento. Confesso que tenho aprendido a fazer isso com muita paciência e tentativas de compreensão. Quando percebo que a pessoas desconhece o que estou dizendo, não fico brava ou me sinto desrespeitada. Claro, ninguém é obrigado a saber tudo. Agora, quando eu explico minha situação e a pessoa ainda faz  ironia, fico p da vida. Um dia escrevo sobre tudo o que já ouvi e como me saí das situações. Aliás, um tema bem bacana, né? Estratégias para sair de situações com relação ao diagnóstico...em breve!

Bom o video também fala de uma questão que eu menciono sempre: doente eu vivia antes, hoje sou saudável...ou melhor, somos. Alguém aqui discorda que antes tinha uma vida muito mais difícil e dolorosa, em todos os sentidos?

E para reflexão deixo um trechinho do vídeo, o meu preferido e que dispensa maiores comentários:


"Eu digo, você consegue imaginar repreender um diabético por não poder comer açúcar? Não! Isso seria absurdo. Então porque celíacos não podem ter o mesmo nível de compreensão e respeito?"


Espero que tenham gostado do vídeo!
Beijocas grandes em todos vocês

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...