Como alguns já sabem, sou intolerante a lactose também. Um post só sobre esse assunto vai ser preparado. Aguardem!
Enquanto isso, não posso esconder o ouro, não é mesmo?
Resolvi dividir com vocês uma receita deliciosa. A original é com creme de leite e por conta própria, fiz a substituição com o creme de soja. O primeiro dia em que fiz, meu namorado amou. Porém, eu achei que não estava bom o suficiente.
Na segunda tentativa, minha mãe me ajudou e estávamos fazendo tudo bem escondidinho para o meu pai não ver. Ele é bem seletivo com comidas e ficamos receosas de falar que o tal estrogonofe seria feito com creme de soja (até eu torcia o nariz para tudo que fosse de soja). Então, combinamos de fazer, deixar que ele comesse e só depois falar. O resultado? Ele repetiu o prato, disse que gostou e que estava muito mais leve do que o feito com creme de leite.
Chega de bla bla bla e vamos a receita:
- 500g de filé mignon em cubos
- 1 cebola média picada em pedacinhos
- 300 ml de molho de tomate (e aqui vai uma SUPER dica: no supermercado encontrei um molho de tomate da Pomarola, chamado Lévia. Ele contém menos sódio e é menos ácido. Ele é um pouco mais caro do que os comuns mas vale muito a pena.)
- 2 colheres de catchup
- 1 caixinha de creme de soja (eu só conheço o da marca Batavo, linha Naturis)
- 1 colher de mostarda
- Margarina ou manteiga (eu uso margarina mesmo - Becel, que é sem lactose)
Em uma panela, derreta uma colher e meia de margarina e refogue a cebola. Para que a carne não fique dura, reserve a cebola refogada e coloque a carne na panela. Já um pouco cozida, coloque o sal na carne e, em seguida, acrescente a cebola refogada.
Adicione o molho de tomate, o catchup e a mostarda. Mexa e deixe cozinhar por alguns minutinhos (aproximadamente 5 minutos).
Desligue o fogo e acrescente o creme de soja. Mexa e experimente se está bom de sal (como o creme de soja é um pouco adocicado, talvez seja necessário acrescentar mais sal). Tampe a panela e deixe alguns minutos mais cozinhando. Dessa forma, o creme de soja incorpora mais o gostinho dos outros ingredientes e então a soja não ficará com sabor acentuado. É um truque que aprendi com a prática.
Para dar um toque especial, acrescente noz moscada (moída, é claro!). Sirva com arroz branco e batata palha.
O resultado está na foto acima...uma delícia!
Gostaram? Então dê um "curtir" aqui embaixo e repasse para os amigos.
Em breve, também vou colocar outra receita de estrogonofe sem creme de leite. Fiquem ligados!
Até mais