segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Receita de hoje: nhoque de abóbora com amaranto ao molho de leite de côco e limão siciliano



Essa receitinha ficou boa demais! Acabei usando como base a que já existe aqui no blog e dei uma incrementada com as minhas ideias + pesquisa na internet. E aí que foi sucesso total!

O objetivo era aproveitar a abóbora já refogada que estava na geladeira mas como não tinha quantidade suficiente, cozinhei duas batatas pequenas e acrescentei na receita. Tanto a batata quanto a abóbora estavam bem cozidas. 

A receita é fácil, leve e muito saborosa. Vamos aprender? 

Separe os ingredientes para o nhoque:
- 500 gramas de batata e abóbora cozidas (pode dividir essa quantidade como preferir - a abóbora dá uma cor mais bonita ao nhoque, como na foto)
- 2 colheres de sopa de amaranto em flocos ou qualquer outra fibra (quinoa, aveia, por exemplo)
- 220 gramas de farinha de arroz
- Sal a gosto

E esses para o molho:
- 1/2 cebola pequena picadinha em pedaços bem pequenos
- 1 colher de sobremesa de margarina (sempre uso a Becel do potinho azul, por ser sem lactose)
- 400 ml de leite de côco (utilizei o industrializado mesmo - 2 vidrinhos)
- Suco de 1/2 limão siciliano
- Sal e noz moscada a gosto
- Folhinhas de manjericão para salpicar

Para o nhoque, processe as batatas e as abóboras bem cozidas no processador, até que elas virem uma purê. Em uma bacia, coloque o purê, o amaranto em flocos, o sal e, aos poucos, vá acrescentando a farinha de arroz. O ponto é exatamente quando a massa não estiver mais grudando na mão. 
Em uma panela, ferva a água e em uma superfície limpa e polvilhada com farinha de arroz, faça os rolinhos e corte no tamanho aproximado de 2 cm. Antes de cortar tudo, jogue alguns na água quente para ver se ele não desmancha ou não fica muito duro. Se estiver tudo certo, coloque, aos poucos, o nhoque e espere subir até a superfície. Retire com uma escumadeira e coloque-os em um refratário que possa ir ao forno. Reserve. 

Para o molho, refogue a cebola com a margarina, acrescente o leite de côco e deixe ferver até dar uma engrossada. Quando estiver mais grossinho, rale um pouco de noz moscada, acrescente o limão siciliano e sala. Ferva por mais alguns minutinhos e jogue o molho em cima do nhoque. Salpique as folhinhas de manjericão por cima e leve ao forno por aproximadamente dez minutinhos. 
Vai perfumar a casa e abrir o apetite!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...