sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Receita de hoje: taça de morangos com chocolate e creme branco



Aiiii que delícia de sobremesa! Fácil e deliciosa...ideal para servir em um almoço de domingo, em um dia ensolarado ou nublado.
Já existem milhares de receitas de taças de morangos com chocolate mas pra fazer essa não segui nenhuma receita. Fiz do meu jeito, anotando as quantidades pra poder divulgar aqui.

Ficou ESPLÊNDIDA...MAGNÍFICA!

Bora fazer? Essa receita deu para montar duas taças.

Você vai precisar de:
- 250 ml de leite de vaca zero lactose (quem não puder/tiver o leite zero lactose, recomendo fazer com leite de coco ou qualquer outro leite vegetal)
- 2 colheres de sopa (não muito cheias) de açúcar
- 2 gotinhas de essência de baunilha
- 4 colheres de chá de amido de milho dissolvido em um pouquinho de leite
- 1 colher de sopa de amêndoas cruas e sem sal 
- Morangos picados
- Chocolate meio amargo  (o meio amargo é bom porque tem menos açúcar e a maioria das marcas não contém lactose, apenas traços de leite, não sendo recomendados para os alérgicos a proteína do leite)

 Preparo do creme branco
Em uma panela, misture o leite, o açúcar e a essência de baunilha. Deixe o leite ferver e acrescente o amido de milho dissolvido. Quando o creme já estiver mais grossinho, desligue o fogo. Pode ser que fiquem algumas pelotinhas do próprio leite, como se fosse umas bolinhas de nata. Não se preocupem! 
Quando eu fiz essas bolinhas se formaram. Então, quando já estava pronto, bati o creme com o mixer, até que ficasse homogêneo. Ele ficará mais líquido novamente. Por isso, coloque metade do creme branco na taça com alguns morangos e para não servir a taça com o creme branco quente e ele ficar mais grossinho denovo, leve-a ao freezer por uns 10/15 minutinhos. Coloque no freezer também a outra metade do creme.

Enquanto isso, vamos preparar o resto da taça...

➨ Preparo do chocolate
Em uma tigelinha de vidro, coloque o chocolate meio amargo picado e leve ao micro-ondas, por aproximadamente 30 segundos, para derreter. Cuidado para não queimar o chocolate! Bom, eu queimei um pouquinho, por isso aconselho não deixar o chocolate lá derretendo sem conferir. Sugiro que coloquem alguns segundos, deem uma mexida e coloque mais alguns segundos. Reserve.

➨ Preparo das amêndoas
Em um processador, processe as amêndoas. Não faça-a virar uma farinha. Ela deve ficar com alguns pedacinhos maiores. 

Finalmente, vamos montar a taça!
Retire a taça do freezer e acrescente parte das amêndoas processadas. Em seguida, coloque os morangos (podem ser inteiros ou picados...eu prefiro picados na metade), o chocolate derretido e o restante das amêndoas processadas. Coloque o restante do creme branco e, para finalizar, jogue o cacau em pó para enfeitar. Está pronto para ser servida! Quem preferir, pode servir a taça gelada. Como eu queria comer o chocolate derretido, não deixei gelar. 

Espero que gostem tanto quanto eu gostei!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...