
Postei essa foto na página do blog, no facebook, e minhas leitoras queridinhas ficaram curiosas com a receitinha da pasta de grão-de-bico.
Eu sempre sinto falta de um patêzinho para comer com pão. E aí, navegando pela internet, achei algumas receitinha bem bacanas.
Cheguei ao site da nutricionista Adriana Lauffer, onde ela fornece receitas de várias pastas salgadas para comermos com o pãozinho sem glúten. Juntei a receita dela com um pouquinho do meu paladar e fiz minha pasta de grão-de-bico. Ficou deliciosa!
Vamos aprender? A receitinha rende bastante!
- 1 xícara de grão-de-bico
- 3 dentes de alho amassados
- 3 colheres de tahine (pasta de gergelim)
- 1 limão
- Azeite
- Salsinha, cebolinha e sal a gosto
Primeiramente, vamos deixar o grão-de-bico de molho. Não é uma obrigação, mas facilita na hora de cozinhar. Deixe-o submerso em água por 8 horas. Escorra a água e cozinhe-o com água, na panela de pressão, por aproximadamente 30 min. Retire a pressão da panela, abra-a e pegue alguns grãos para testar se já está no ponto. Aperte com os dedos e eles devem estar bem molinho. Se já estiver no ponto, só escorrer a água. Se não, cozinhe por mais tempo.
Após cozinhar, processe os grãos no processador até que forme uma pasta. Para ajudar, acrescente o limão e o azeite, aos poucos. Após formar uma pasta bem homogênea, adicione os demais ingredientes. Bata por mais uns minutinhos e está pronto. Coloque a pasta de grão-de-bico em um pote bem fechadinho e leve a geladeira. Ele deve durar, aproximadamente, 10 dias.
Não se esqueça de etiquetar (ou sinalizar, de alguma forma) a pasta para que ninguém contamine com migalhinhas de pão, ok?!
Para fazer outras receitinhas de pastas salgadas, clique aqui para conhecer as fornecidas pela Adriana Lauffer.