Eu estava super ansiosa para postar esta receita. Acho que é porque ela realmente vale a pena!
Aprendi no Mais Você, aquele programa da Ana Maria Braga. Lá, a receita original era com farinha de trigo. Porém, como eu já tinha a receita e já havia testado a panqueca sem glúten, resolvi tentar a substituição. Não percam tempo...corram para a cozinha testar!
Vamos lá? Essa receita serve 4 pessoas, aproximadamente.
Para a panqueca (massa), você vai precisar de:
- 1 copo (250 ml) de maisena
- 2 ovos
- 1 copo (250 ml) de leite (quem tem alguma intolerância para a lactose, como eu, pode usar qualquer leite de baixa ou zero lactose)
- Sal a gosto
Bata todos os ingredientes no liquidificador. Para medir a quantidade da massa a ser levada ao fogo, use um pires. Em uma panela teflonada e com um fio de óleo (em fogo baixo) coloque 1 pires de massa, tampe, deixando um pouco para que a massa não fique crua, e vire do outro lado. Vá separando todas as massas que ficarem prontas.
Em seguida, prepare os molhos branco e bolonhesa.
Para o molho branco, frite 1 dente de alho em 1 colher de sopa de margarina e coloque 750 ml de leite. Espere ferver e acrescente sal. Para engrossar um pouquinho o molho, dilua 1 colher de sopa de maisena em meio copo de leite. Mexa até engrossar mais um pouco e está pronto. Lembrando que aqui também pode ser usado o leite de baixa ou zero lactose.
Para o molho bolonhesa, refogue 500g de carne moída com um pouco de cebola, alho e sal. Acrescente molho de tomate e deixe cozinhar por alguns minutos.
Agora, é hora de montar a lasanha, que pode ser montada em uma forma retangular de vidro. Coloque uma parte de molho branco, uma camada da massa de panqueca pronta, uma camada de molho a bolonhesa misturado com molho branco e uma camada de queijo mussarela. Repita até terminarem os ingredientes, finalizando com uma camada de massa, mais uma parte do molho branco e fatias de mussarela. Polvilhe queijo parmesão ralado e leve ao forno pré-aquecido a 180 graus, por aproximadamente 20 minutos. É retirar do forno e aproveitar muuuuuuuuuuito!
Vocês vão perceber como a lasanha fica leve. Fica perfeita e idêntica a feita com farinha de trigo.
Ficaram com água na boca? Então vou provocar mais ainda...vejam esta foto da lasanha que eu mesma fiz.
Que tal? A foto ficou ótima mas a lasanha ficou mais. Experimentem!
Para quem quiser deixar esse prato sem lactose, lembre-se de usar o leite de vaca zero lactose, margarina Becel do potinho azul e queijos Balkis.
E não se esqueçam de repassar o blog para quem possa interessar e participem deste cantinho, através de comentários, mensagens no mural de recados, email, sinal de fumaça, pombo correio...enfim, como quiserem.
Até breve!