terça-feira, 18 de agosto de 2015

Não considere a doença celíaca um fardo | 5 verdades



Após assistir diversos programas que trazem o tema glúten (e algumas vezes doença celíaca também), pensei em fazer algumas considerações com relação ao que geralmente é abordado. 

Por mais que tenhamos nossos apontamentos, existe um lado positivo: mais pessoas falando e conhecendo a doença celíaca, o que significa que estamos conquistando nosso espaço para falar de algo que atinge muitas pessoas que desconhecem o problema. Sejamos críticos no sentido de ouvir a informação e saber distingui-la mas não sejamos críticos a ponto de só olhar para o lado negativo das coisas. Por isso a leitura e a troca de informações com outros celíacos é fundamental. O conhecimento é que nos ajuda a fazer boas escolhas.

NÃO ELIMINE O GLÚTEN DA ALIMENTAÇÃO SEM ANTES FAZER O EXAME DE DOENÇA CELÍACA! Você pode ser celíaco e não saber e, sendo celíaco, há outros cuidados mais detalhados (com a contaminação cruzada, por exemplo) que devem ser seguidos a risca. Tirando o glúten antes da realização de exames não trará os resultados fidedignos. Para fazermos os exames necessários para o diagnóstico, precisamos estar ingerindo glúten. Se você tem qualquer desconfiança de intolerância ao glúten, faça os exames e tire a dúvida. O talvez é muito ruim!

० Vocês já repararam, nas reportagens, que as pessoas que eliminaram o glúten da alimentação, aprenderam a FAZER NOVAS E BOAS ESCOLHAS?! Não se trata só de eliminar o glúten! Trata-se de equilíbrio, de conhecer um mundo além da farinha de trigo. Sou o exemplo disso: hoje, com 3 anos de diagnóstico, me sinto muito mais saudável do que antes. Além de meus problemas de saúde terem ido embora, aumentei meu consumo de frutas, verduras e legumes. Sendo celíaca, me tornei mais disciplinada e aprendi (e ainda aprendo!) a escolher alimentos que vão nutrir, de verdade, meu corpo e minha mente. Além dos alimentos sem glúten, passei a buscar uma vida saudável por inteiro. Aprendi a cozinhar e amar o meu corpo e a minha vida.

० Por isso, não adianta nada, tanto para celíacos quanto para pessoas que eliminaram o glúten por opção, deixar de consumi-lo e continuar a comer doces, por exemplo. Não é uma substituição saudável e não vai te trazer saúde e, consequentemente, emagrecimento. Quando fazemos boas escolhas, o emagrecimento vira uma consequência. SOMOS O QUE COMEMOS e equilíbrio é fundamental!

NÃO, NÓS NÃO PASSAMOS FOME E NEM VONTADE! Pode debochar a vontade da nossa condição. Apesar de ser uma maneira desrespeitosa de lidar com o assunto, garanto que se aqueles que debocham vissem o meu café da manhã, certamente deixariam de debochar porque aprendi a fazer boas escolhas e mais do que isso, que só passa fome e vontade quem não tem disposição. Matamos um leão por dia sim. Não é fácil! Mas também ninguém disse que ia ser. Se essas pessoas frequentassem os lugares que frequento para me alimentar bem e matar minhas vontades, certamente saberiam que apesar de todas as dificuldades, a felicidade mora dentro da gente e não só em uma mesa de refeição. Mora nas companhias que temos no nosso dia-a-dia, na força que ganhamos e damos entre nós.

SOMOS CAPAZES! E somos porque temos ao nosso lado pessoas que nos amam e não medem esforços para ver um sorriso nosso. Somos porque mesmo que não tenhamos apoio de todos, tiramos todas as nossas forças para enfrentar o que vier. Não temos que mudar o outro, temos que nos fortalecer para enfrentarmos o que tivermos que enfrentar, seja o preconceito ou a hostilidade do outro. 

E eu sempre gosto de lembrar que o deboche, a falta de respeito ou a falta de empatia com o outro é tão absurda porque a pessoa nunca pensa que um dia pode acontecer com ela. Ninguém está livre de ser acometido por uma alergia/intolerância alimentar ou qualquer outro diagnóstico. Então, antes de qualquer comentário debochado ou maldoso, devemos sempre no colocar no lugar do outro. E se não temos nada a acrescentar com as nossas palavras, o silêncio também é resposta, não é?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...