sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Receita de hoje: torta búlgara com sorvete de creme e suspiros


Receita dos deuses!
Vai preparar um jantar para o amor? Faça essa sobremesa!
Vai preparar um almoço no domingo para a família? Faça essa sobremesa!
Vai convidar amigos para jantar ou almoçar em casa? Faça essa sobremesa!

Meus queridos, por favor, em algum momento da vida de vocês, façam essa sobremesa. Ela realmente vale a pena! Sabe por que? Porque ela é simples, rápida e deliciosa. Tenho certeza de que vocês vão aprovar.

Eu já tinha visto a receita tempos atrás no blog Sem glúten | Sem lactose e confesso que demorei a fazer. 
Convidei uma amiga para jantar em casa e essa foi a nossa sobremesa, super aprovada. Para os intolerantes a lactose, é só servir sem o sorvete, ok?

Poxa, mas além da torta búlgara ainda tem os suspiros? Calma! Pois vocês vão adorar: a receita da torta búlgara leva somente gema e a de suspiro, somente claras. Ou seja, uma receita que vira duas. Eu adoro!
Economiza tempo e deixa a nossa receita mais elaborada. E o sorvete é super simples, só comprar no mercado mais perto (ou mais barato!) da sua casa.

O pessoal de casa gostou tanto que na semana seguinte repeti a dose para recebeu meu amor. Fazia um mês que ele estava viajando a trabalho. E eu queria que ele fosse muito bem recebido. Fiz e denovo, mais uma aprovação e um pedido para fazer mais vezes. Quem resiste?

Não estou enrolando vocês com todo esse "falatório" mas espero que vocês já estejam convencidos de que a receita é espetacular.

Vamos colocar a mão na massa? 

Separe os ingredientes para a torta:
- 300 gramas de chocolate em pó (o importante é ter chocolate...então, essa quantidade pode ser dividida em 150 gramas de chocolate em pó + 150 gramas de chocolate em barra)
- 200 gramas de margarina (para ser sem lactose, utilizei a Becel do potinho azul)
- 6 gemas peneiradas (reserve as claras para os suspiros)
- 250 gramas de açúcar (confesso que não coloquei tudo pois achei que ficaria doce demais. Então, sugiro que você vá colocando e provando, até que fique agradável ao paladar)

Em uma panela, no fogo baixo, derreta o chocolate com a margarina. Quando essa mistura estiver homogênea, retire a panela do fogo. Junte as gemas peneiradas e o açúcar. Misture bem e leve de volta ao fogo, só que em banho-maria, por aproximadamente 5 minutos.
Em um refratário de vidro, untado apenas com óleo, coloque a mistura toda e leve ao forno médio, pré-aquecido, por aproximadamente 40 minutos. O ideal é que a torta não fique muito grossa, fique mais fininho, com aproximadamente 1,5/2,0 cm de altura.

Após esfriar a sobremesa, leve a geladeira. Sugiro que essa sobremesa seja preparada um dia antes de servi-la. Assim você pode colocá-la na geladeira e quem quiser comer gelada, poderá ter essa opção. Eu prefiro comê-la quentinha. Então, se você levou a geladeira e quiser comê-la quentinha, basta colocar o seu pedaço no micro-ondas por, aproximadamente, 15/20 segundos.

Agora, vamos preparar os suspiros (ai! ai! ai!). Gente, eu não lembro onde peguei a receita porque eu fui olhando várias e acabei não seguindo uma só. 

Separe os ingredientes:
- 6 claras (que ficaram reservadas da receita acima)
- 4 xícaras de açúcar
- raspas de limão ou gotinhas de essência de baunilha (acabei usando a essência)

Em uma batedeira, bata as claras em neve. Quanto mais, melhor.
Em seguida, vá acrescentando o açúcar e algumas gotinhas da essência. Bata mais.

Em uma forma forrada com papel manteiga e com um decorador de bolos, vá colocando os suspiros, dando um espacinho entre eles para que não grudem. Leve ao forno por mais ou menos 25 minutos, em 180 graus. Quando estiverem mais moreninhos, desligue o forno e não retire-os imediatamente. Primeiro, abra a porta do forno e espere um tempo. Só depois você deve retirar a forma e esperar esfriar. Guarde os suspiros em um pote hermeticamente fechado, para que não amoleçam. 

Suspiros antes de serem levados ao forno

Suspiros depois de prontos

Bom, na semana seguinte, como mencionei, fiz repeteco da sobremesa com uma variação. Ao invés dos suspiros, coloquei morangos e enfeitei o prato com calda de chocolate. Ficou delicioso também. 
E, para dar um toque romântico no prato, comprei aquelas forminhas vazadas em forma de coração. Caso você decida fazer isso também, sugiro que já coloque a forminha quando a torta ainda estiver de quente para morna, pois se deixar para cortar estando fria, poderá quebrar. Mesmo assim, a minha ainda quebrou um pouquinho. Então, o melhor é fazer devagar e com cuidado, com auxílio de uma faca sem ponta.



E, na hora de presentear meu amor, o prato ficou assim...(o coração no sorvete é detalhe que fiz no computador, ok?)



E então, o que acharam?

Espero que vocês façam em casa e se deliciem. Todo mundo vai amar, garanto.
Se tiverem alguma dúvida, é só escrever, tá?


♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥
Dicas:
- O chocolate em barra que utilizei foi o meio amargo da Melken (Harald). Para facilitar o derretimento, piquei em pedaços menores. 
- Como o cacau em pó da Nestlé está bem caro ultimamente, misturei um pouco do achocolatado Qualitá  (marca Pão de Açúcar...é sem glúten) com um pouco do chocolate em pó da Harald.
- Meu forno é bastante rápido e potente. Na primeira vez deixei apenas 30 minutos e ficou delicioso. Na segunda, deixei os 40 minutos e achei que ele ficou grudando um pouco nos dentes.
- Antes de servir, se ele não estiver quente, aqueça no microondas por alguns segundos. Fica delicioso e contrasta com o geladinho do sorvete.
- O sorvete que usei foi o de creme, da Kibon.


Beijocas e até a próxima

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...