quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Receita de hoje: Pão de liquidificador


Geeeeente, meu primeiro pão sem glúten! 
Nem acredito! 

Era só isso que faltava na minha lista de receitinhas. Eu não tenho paciência e tolerância a frustração o bastante para os pães sem glúten. Todo mundo sabe que achar a receita de um pão que chegue o mais próximo possível do pão com glúten é extremamente desafiador. Ainda bem que eu tenho leitores corajosos que já compartilharam receitas de pãezinhos porque quando alguém me pedia uma, lá ia eu explicar que nunca testei. O fato é que eu precisava desse tempo para me tornar menos exigente. Quando somos recém diagnosticados ainda guardamos lembranças do pão francês e isso torna a jornada bem mais difícil. Com o tempo, nos acostumamos com as coisinhas um pouco mais secas e durinhas e aí fica bem mais fácil gostarmos de pão sem glúten. 

Além disso, outra coisa que me incentivou é que vou me casar e na minha casa vamos optar por não entrar glúten, apenas a cerveja que é bem mais difícil de contaminar minha comida do que migalhas de pão francês, por exemplo. Então, se eu não quero que entre glúten na minha casa, eu me sinto na obrigação de servir algo para minhas visitas e isso inclui o queridinho do café da manhã e da tarde, o pão. Mas, como eu mencionei, não tenho paciência pra esperar fermentar e também não tenho tolerância o bastante para ver que a receita do pão não deu certo e tudo vai para o lixo. 

Como a vida é um grande dar e receber, um amigo de uma amiga muito querida me contou dessa receita. Acreditem que quando ele foi diagnosticado e nós conversamos, ele se lembrou de que meses atrás, quando ainda não sabia que era celíaco, ao saber da minha intolerância, disse: "No seu lugar eu morreria!". Mas, ele não morreu, nós já fizemos passeios gluten free e hoje trocamos receitas. A vida não é mesmo muito engraçada? 

Eu nem botava fé na tal receitinha mas quando li era tão fácil mas tão fácil que seria até feio eu não tentar, nem que fosse pra jurar que nunca mais faria um pão sem glúten e serviria tapioca para minhas visitas. Eu tentei e adorei o resultado! Se você comer esse pãozinho esperando encontrar algo parecido com o pão francês você pode se frustrar. Agora, se você for de peito aberto corre grandes chances de eleger essa receitinha como a queridinha. 

Quando recebi a receitinha, ela estava em medida de copo americano. Nossa senhorinha das receitas, eu não suporto receita com essa medida porque embora ela pareça universal, não é. Uns falam que o copo americano tem 200 ml outros 250 e o rolo já começa aqui. Então, eu transformei toda a receita. 

Então, chega de papo e vamos colocar a mão na massa? Não, espera! 
Nem a mão na massa a gente coloca nessa receita. Simbora aquecer o forno!

Você vai precisar de:
- 3 ovos
- 100 ml de óleo
- 210 gramas de farinha de arroz
- 170 gramas de iogurte zero lactose
- 1 colher de sopa de açúcar
- 1 colher de chá de sal
- 1 colher de sopa de fermento em pó
- Fibras (aqui vale acrescentar aveia, chia, quinoa, enfim, o que quiser) | não tem uma quantidade certa mas pelo o que me lembro acrescentei 1 ou 2 colheres de chia 
- Gema para pincelar e dar uma corzinha para o pão 
- Papel manteiga para forrar a fôrma, que deve ser aquela de bolo inglês (retangular)

No liquidificador, bata os ovos, óleo, iogurte, o sal e o açúcar. Aos poucos acrescente a farinha de arroz e se optou por acrescentar, as fibras. Por último, coloque o fermento em pó. Despeje a mistura na forma, pincele a gema de ovo e leve ao forno pré aquecido por 180 graus. O tempo vai variar de forno para forno mas aqui em casa, que usamos o forno elétrico, levou 30 minutos para assar. O ideal é ir espetando o palito de dente para saber se já está prontinho. 

E sim, acabou! Só isso? Só isso, gente!
Muito fácil, não é?

Pode receber os amigos, a família e servir o café. Hoje vai ter pão quentinho!


quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Receita de hoje: paleta mexicana de morango com leite condensado de leite de coco


Siiiim, existem alguns doces mais saudáveis do que outros! 
Essa receita surgiu da vontade de comer uma paleta gostosa + consciência pesada de comer leite condensado. O processo não é tão rápido (bom, pelo menos o meu não foi) mas valeu super a pena.  

Eu estava com tempo quando quis fazer, tinha acabado de fazer uma cirurgia de correção de miopia e não conseguia ler e nem assistir TV. Fiquei de repouso mais fui ficando tão entediada que decidi ir para a cozinha, mesmo contra a vontade do namorado. Na época em que fiz (final de junho) ainda estava um tempo bem fresquinho. Então, esperei o calor chegar para compartilhar com vocês essa receitinha supimpa!

Simbora para a cozinha?
A receita base para essa é a publicada no YouTube, da confeiteira Danielle Noce. 

Primeiro, prepare o leite condensado de leite de coco, receitinha já publicada aqui no blog (clique aqui para conferir), e reserve. 

Além do leite condensado de leite de coco, você vai precisar de:
- 400 gramas de morango
- 5 colheres de sopa de açúcar (ou o quanto basta para o seu paladar)
- 1 limão
- Palitos de picolé (o dia em que resolvi fazer, eu não tinha os palitos de picolé e acabei usando aqueles para espetinho de carne - basta cortá-los ao meio)
- Copos descartáveis (200 ml)
Para deixar o espaço vazio para o recheio, você vai precisar de um copo menor e mais fino para colocar dentro do copo preenchido com a mistura. No dia eu não tinha um copo que desse certo, pois o de café descartável não funcionou. Eis que fui pensando e acabei tendo a ideia de pegar um potinho de shampoo. Joguei fora todo o líquido que estava dentro, retirei o papel da embalagem e higienizei bem com água, sabão e álcool. Para ele ficar pesadinho e não subir dentro do outro copo, coloquei água e, por último, enrolei o potinho de shampoo em um papel filme. 

Em um liquidificador, bata os morangos, o açúcar e o suco do limão. Preencha o copo descartável de 200 ml com a mistura e, em seguida, coloque o potinho (ou um outro copo que dê certo - também com peso para ele não subir) para deixar o espaço vazio do recheio. Leve ao freezer até que vire um sorvete. 

Quando estiver como um sorvete, retire o potinho do meio (delicadamente para não quebrar), preencha o fundo do copo com um pouquinho da mistura e leve novamente ao freezer. Quando o fundo estiver durinho, preencha com o leite condensado de leite de coco e, para finalizar, mais um pouco da mistura para "fechar" a paleta. Espete palito e leve ao congelador até que esteja pronto para consumo. 
Retirando do congelador, é só rasgar o copinho e se deliciar. Fica incrível e dá para usar outras frutas. Nesse dia fiz com morango e manga, ambos combinaram super bem com o sabor do leite de coco. 

Já pensou nas combinações incríveis que dá pra fazer? 
O calor chegou! Aproveite!

sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Receita de hoje: bolo de maracujá com chia | Mix Dolci Schär


Eu nunca tinha feito um bolo de maracujá, acreditem!
Eis que em uma semana, uma leitora do blog, a Érica, me falou que a receita do bolo de limão que postei há um tempinho atrás (clique aqui para ver!), dá para ser usada para o bolo de maracujá. Achei um máximo e falei pra ela que testaria. 

No dia seguinte, a Natue me encaminhou a receitinha de um bolo de maracujá. Amei essa sincronicidade! 
Já falei outras vezes mas firmei uma parceria não financeira com a Natue. Eles me enviam alguns ingredientes e receitas, eu testo e passo pra vocês. Muitas vezes, tenho um ingrediente e não sei muito bem o que fazer com ele, aí a Ana, lá da Natue, me socorre. Estou adorando porque é uma parceria que beneficia não só a mim mas a vocês também, pois conseguem ter acesso às receitinhas. 

Eu tinha aqui nas minhas coisinhas uma farinha da Schär, a Mix Dolci, e não sabia o que fazer com ela. Então, a Natue me enviou essa receitinha, que eu amei. Ela é super simples e mais saudável do que tantas outras. Vale a pena tentar! 

Quem não tiver a farinha Mix Dolci, da Schär, pode encontrá-la nos estabelecimentos que vendem produtos sem glúten ou até mesmo na loja virtual da Natue. Dei uma conferida no site e ela está de R$ 28,90 por R$ 25,90 + frete. 

Mãos à obra? Quer dizer, na batedeira?!

Você vai precisar de: 
- 3 ovos (claras e gemas separadas)
- 1 xícara (chá) de açúcar demerara ou mascavo 
- 1/2 xícara de óleo de coco ou outro óleo vegetal, como por exemplo, o de girassol
- 1/2 xícara (chá) de suco de maracujá natural (coado)
- 2 xícaras (chá) de Mix Dolci da Schär (não tentei mas eu tentaria, caso não tivesse a Mix Dolci, com uma outra farinha sem glúten - costumo usar a da Aminna)
- 1 colher (sopa) de fermento em pó 
- 4 colheres (sopa) de semente de chia 

Em uma batedeira, bata as gemas e o açúcar até formar um creme. Em seguida, adicione o óleo e continue batendo. Misture o suco de maracujá com a chia e vá adicionando aos poucos a farinha. Bata até virar um creme homogêneo. 
Incorpore as claras batidas em neve delicadamente e em seguida as sementes. Misture mais um pouco. Coloque a massa em uma forma untada e polvilhada com farinha (sem glúten, hein?!).
Leve ao forno a 180ºC por cerca de 25-30 minutos ou até que fique assada. 

Se quiser fazer a calda de maracujá, coloque em uma panela a polpa da fruta (sem coar) com um pouco de água e açúcar a gosto. Mexa até dar uma engrossada e, em seguida, jogue por cima do bolo. Sirva quentinho!

Natue, obrigada pela receita incrível!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...