sexta-feira, 24 de abril de 2015

Receita de hoje: bolo molhadinho de chocolate com mel


Ai ai ai! Não é a primeira vez que faço esse bolo. Fiz há muito tempo atrás ma esqueci de publicar. Lembrei dele e resolvi fazer denovo. Fica muuuuuuito bom! Essa combinação do chocolate com mel fica magnífica!

A receita original é da Nigella. Já ouviram falar dela?
Ela é uma chef de cozinha bem famosa. Eu acho que nunca assisti um programa de TV com ela. Mas quando tive vontade de comer um bolo de chocolate e mel, acabei achando a receita dela com farinha de trigo. Fiz a substituição com a farinha sem glúten e amei. Reparem que a escrita da lousinha refletiu na calda. Nhami nhami! 

Eu não sei explicar porque esse bolo fica tãããããão molhadinho. Só sei que fica incrível, como se ele tivesse algum recheio. 

Vamos aprender?
Primeiro, vamos fazer a massa. Importante deixar todos os ingredientes em temperatura ambiente. 
- 100 gramas de chocolate meio amargo picado (aqui em casa costumo usar o da Sicao, seguro para celíacos e intolerantes a lactose)
- 275 gramas de açúcar mascavo
- 225 de margarina (uso a Becel, sem lactose)
- 125 ml de mel
- 2 ovos
- 200 gramas de farinha sem glúten (sempre uso Aminna mas pra essa receita usei a preparada da Rositos)
- 1 colher de chá de bicarbonato de sódio 
- 1 colher de sopa de chocolate em pó (Nestlé e Garoto são seguros para celíacos)
- 250 ml de água fervente

Pré-aqueça o forno a 180º graus. 
Primeiramente, derreta a margarina e o chocolate, separadamente. Reserve o chocolate. Em uma batedeira, bata a margarina derretida e o açúcar mascavo e, em seguida, acrescente o mel. Adicione um ovo e metade da farinha sem glúten. Continue batendo e acrescente o segundo ovo. 
Junte à mistura o chocolate derretido, o restante da farinha, o bicarbonato e o chocolate em pó. Por último, acrescente a água fervente. A massa ficará bem líquida. Despeje-a em uma forma untada e leve ao forno, fazendo o teste do palito (em casa temos forno elétrico e demorou cerca de 1 hora e 30 minutos para ficar assadinho; mas como cada forno é de um jeito, vale a pena ficar atento). Se a parte de cima estiver queimando e o bolo ainda não estiver cozido, cubra-o com papel alumínio. 

Terminando de assar, retire-o do forno, passe a faca em volta e deixe-o esfriando para depois desenformar.

Enquanto isso, vamos preparar a calda
- 60 ml de água
- 125 ml de mel
- 175 de chocolate meio amargo (como eu não tinha todo o chocolate picado, completei com o chocolate em pó e deu certo)
- Se achar necessário, açúcar

Em banho maria, misture todos os ingredientes até formar uma mistura homogênea. 
Aí é só jogar em cima do bolo. Essa receita rende bastante. 



segunda-feira, 13 de abril de 2015

Receita de hoje: nhoque de abóbora ao molho branco


Ai, delícia, delícia, delícia! 
Em casa minha mãe sempre faz legumes para o almoço e eu adoro quando ela faz abóbora refogadinha. O adocicado da abóbora combina demais com a comida, na minha opinião. Então, ela tinha feito a abóbora para o almoço, repetimos no jantar e no outro almoço e acabou sobrando um pouco na geladeira. Todo mundo já tinha ficado enjoado de comer. 

A Nilva, nossa funcionária querida, chegou em casa falando da vontade de comer nhoque de abóbora com molho branco. Eu simplesmente nunca tinha pensado nisso. O fim de semana tinha chegado e a abóbora certamente iria para o lixo. Pensei: "se o nhoque é feito da batata amassada, da banana verde que virou uma massa, certamente era só colocar a abóbora no lugar". Resolvi testar. 
Eis que a sobra da abóbora na geladeira virou um nhoque delicioso e eu não poderia deixar de compartilhar.

Essa receitinha serve duas pessoas, aproximadamente. 
Vamos lá?
- 300 gramas de abóbora cozida 
- 180 gramas de farinha de arroz
- Sal a gosto

Eu não acrescentei azeite nessa receita porque como a abóbora já estava temperada e bem cozida, achei que fosse ficar mole demais. Mas, se você for cozinhar a abóbora para fazer o nhoque, talvez seja necessário acrescentar um pouquinho do azeite. Acredito que seriam, aproximadamente, 2 colheres de sopa.

Em um processador, bata a abóbora até que ela vire uma massa. Em uma bacia ou tigela, coloque a abóbora processada e vá acrescentando, aos poucos, a farinha de arroz. Por último, acrescente o sal e experimente para ver se está agradável ao paladar. Caso queira acrescentar outros temperos, está liberado. Vale inventar!

Depois que a massa estiver bem homogênea, em uma superfície limpa e livre de qualquer resquício de glúten. coloque um pouquinho da farinha de arroz, faça rolinhos e corte, com a faca, em pedacinhos.


Em um panela com água fervendo, coloque os pedacinhos de massa crua e retire-os assim que eles subirem para a superfície da água. O ideal é usar uma escumadeira para isso. Coloque a massa cozida em um refratário e reserve. Agora vamos fazer o molho branco. Essa receita é com leite de vaca zero lactose mas, aqui no blog, já foi publicada a receita do molho branco feito a partir do leite de arroz (clique aqui para conferir!).

- 1 dente de alho amassado
- 1 colher de sobremesa de margarina (Becel do potinho azul, que é sem lactose)
- 250 ml de leite de vaca sem lactose 
- 1 colher de chá de amido de milho dissolvido em um pouco de leite
- Sal e noz moscada a gosto

Em uma panela aqueça a margarina e doure o alho amassado. Quando dourar, acrescente o leite e deixe ferver. Depois de ferver por alguns minutos, acrescente o amido de milho. Deixe ferver mais um pouco. Mexa e caso perceba que não engrossou, acrescente, aos poucos, o amido de milho até dar o ponto do molho. Coloque sal e um pouquinho de noz moscada para dar gosto.

Jogue o molho branco por cima do nhoque e leve ao forno por alguns minutinhos. 
Sirva e se delicie! 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...