terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Receita de hoje: pasta de grão de bico com frango


Recentemente postei que estou totalmente in love pelo grão de bico. Depois que aprendi a fazer o falafel, bolinho delicioso de grão de bico (clique aqui para ver a receitinha), fiquei encantada com a versatilidade dele. Depois disso, inventei as tais mini "quiches" de grão de bico e vi a Bela Gil fazer um brownie com o grãozinho também. Ah! Não é a toa que estou apaixonada, né?

Eu amo peito de peru mas não dá pra comer todo dia o tal embutido. Muito sódio e porcaria em um "alimento" só. Tem que dar uma variada e eu achei um substituto perfeito. 

Bom, com a história da mini "quiche" de grão de bico (clique aqui para ver!), percebi que eu poderia também criar uma pastinha, como um patê, para comer com aquele pãozinho delícia sem glúten ou como recheio de tapioca. Aí, corri pro abraço. Ou melhor, para a cozinha. É super simples; sem glúten e sem lactose. 

Antes de contar a receita, queria contar uma dica!

Quando compro o grão de bico, já cozinho tudo de uma vez. Sigo os passos de deixar de molho e cozinhar, escorrer a água e, depois disso, separo em saquinhos plásticos e congelo. Coloco etiquetas indicando o peso de cada saco plástico e quando quero usar, descongelo a quantidade certa. Facilidade né, gente?
Agora, vamos colocar a mão na massa? Essa receitinha rende bastante.
Você vai precisar de:
- 160 gramas de grão de bico cozido
- 2 dentes de alho pequenos
- 1/2 cebola pequena cortadinha
- suco de 1/2 limão
- 3 colheres de sopa de azeite
- 30 ml de leite de arroz (clique aqui para aprender a fazer em casa!)
- 1 colher de sobremesa de mostarda
- Salsinha e cebolinha
- Sal a gosto
- 100 gramas de frango cozido e desfiado

Tudo o que vamos precisar é de um processador de alimentos. Primeiro, coloque o grão de bico cozido e triture. Acrescente os alhos, a cebola, suco do limão, azeite, mostarda, salsinha, cebolinha e sal. Bata mais até formar uma mistura homogênea. De vez em quando abra o processador e mexa com uma colher. Por último acrescente o leite de arroz, que deixará a mistura em uma consistência de patê, e continue batendo. Experimente e veja se está agradável ao paladar. Esse receitinha é bem legal porque você pode brincar com os ingredientes e a quantidade. Coloque a mistura do processador em uma bacia ou qualquer outro recipiente e acrescente o frango. Mexa com uma colher e está prontíssimo! Conserve bem fechado na geladeira. 

Incrível, não é?!
Espero que tenham gostado!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...