quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Receita de hoje: pão salgado de frigideira + pão doce de frigideira + mini pizza


Sério, essa receita mudou minha vida! Ela é tão versátil, prática e rápida.

Aprendi no blog Mamão e Açúcar e, a partir dela, fui e ainda estou inventando. Adoro receitinhas assim, que permitem outras criações. Sem contar que a receita é individual, o que permite ser feita na hora. Primeiro, vou falar da receita original e, em seguida, as dicas do que já fiz a partir dela. 

Separe: 
- 1 ovo 
- 1 colher de sopa (rasa) de óleo 
- 1 colher de sopa de água
- 2 colheres de sopa (rasa) de aveia sem glúten (uso a marca Monama)
- 2 colheres de sopa (rasas) de farinha de arroz (tenho usado da marca Urbano e da Aminna, que ganhei da loja virtual Natue)
- 1 colher de café de fermento para bolo
- 1/2 colher de café (rasa) de sal 

Primeiramente, peneire o ovo (acreditem, faz diferença!). Quando não peneirei o pãozinho ficou com cheiro e sabor acentuado de ovo. 
Bata bem o ovo e acrescente o óleo e a água. Em seguida, adicione a aveia e a farinha de arroz e bata mais, até ficar bem homogêneo. Por último, acrescente o sal e o fermento. Em uma frigideira (a minha é bem boa então não preciso nem colocar óleo, mas se a sua frigideira gruda um pouquinho é melhor untá-la), despeje a massinha e deixe dourar dos dois lados, sempre em fogo baixo. Está prontinho e a espessura ficará igual a da foto acima (se você usar uma frigideira com 20 cm de diâmetro na boca e 13,5 cm no fundo).

Dicas
Agora, vamos as transformações dessa receita incrível! 

* Quando fiz pela primeira vez, achei que o pãozinho ficou grossinho e eu queria mais fino. Então, para deixá-lo mais fininho, é só dividir a receita, não os ingredientes mas a massa mesmo, antes de levá-la a frigideira. Aí essa divisão pode ser algo muito bom: se você não acrescentar o sal, você pode dividir a massa. Em uma metade você coloca o sal e na outra metade você acrescenta açúcar mascavo e chocolate em pó, a gosto. Pronto, com uma única receita temos um pãozinho salgado e um doce. Claro que vai render uma porção pequena, ideal para quem não come muito de manhã (eu, por exemplo). Mas, se quiser, pode fazer a receita inteira, aí é só seguir a receitinha lá em cima, eliminando o sal e acrescentando o açúcar e o chocolate em pó.

No pãozinho salgado gosto de passar margarina mas também pode-se comer com requeijão, queijo cottage ou o que mais preferir. No pãozinho doce, pode-se colocar geléia, doce de leite e já coloquei iogurte (sim, fica delicioso!). Nas fotos abaixo foi feita uma receita; depois de pronto o pãozinho, dividi no meio para fazer a foto.

Pãozinho salgado feito com metade da massa da receita original, deixando-o mais fininho

Pãozinho doce feito com metade da massa da receita original, deixando-o mais fininho
* Para deixar o pãozinho super saudável e gostoso, podemos acrescentar semente de linhaça, de chia ou ainda gergelim. 

A outra transformação SUPER top foi a mini pizza. Ficou divina mesmo! 
Para fazer a mini pizza eu usei aquelas mini frigideiras, que geralmente são para fazer um ovo (a minha eu comprei no Pão de Açúcar, na marca Finlandek; ela tem 14 cm de diâmetro na boca e uns 10 cm de diâmetro no fundo). Mas também pensei que dá para duplicar ou triplicar a receita, fazer em uma frigideira maior e cortar a pizza em mini pedacinhos triangular. Pode-se fazer uma refeição ou petiscos. Uma ideia bem legal. 

Para fazer a mini pizza, é só seguir a receita original (com a ideia de deixá-la mais fininha), dispor os disquinhos em uma fôrma, acrescentar molho de tomate e o que mais quiser. Eu, por exemplo, acrescentei peito de peru, tomatinhos cereja, queijo e orégano. Depois, é só levar ao forno para derreter o queijo e se deliciar. 
Vejam como ficou linda! (E não só linda, muito apetitosa)


Gostaram dessa receita que vira outras duas?
O que mais pode-se criar com essa? Já pensou? Divide com a gente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...