quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Receita de hoje: bolo de laranja


Sabe aquela receitinha do caderno da mamãe com farinha de trigo (ui, credo!)? 
Deixa a farinha de lado, pega a farinha sem glúten e vamos fazer um bolinho bem gostoso, sem glúten e sem lactose. Fiz esse bolo pela primeira vez e deu super certo. Ficou sensacional! Bem saboroso e com a textura perfeita. 

A receita original é de liquidificador mas eu já falei aqui algumas vezes que sou preconceituosa com bolos de liquidificador (é um pré-conceito mesmo!). Eu acho que os bolos sem glúten ficam muito melhores quando são feitos na batedeira. E não precisa ser aquelas caras não. A nossa aqui em casa é bem simples e funciona que é uma beleza. 

Vamos para a cozinha?
Comece separando:
- 1 laranja com casca e tudo sem a parte branca interna (miolo)
- 3 ovos
¾ xícara de óleo
- 1 ½ de açúcar
- 2 xícaras de FSG (farinha sem glúten; adoro a da Aminna)
- 1 colher de sopa de fermento

Parta a laranja em quatro pedaços e não se esqueça de retirar o miolo branco interno, pois pode amargar o bolo. Jogue os pedaços em um liquidificador com o ovos e bata bem, até formar uma mistura homogênea. 
Coloque essa mistura na batedeira e acrescente o óleo e o açúcar. Bata mais. 
Em seguida, acrescente aos poucos a farinha sem glúten e continue batendo. Por último, e com uma colher, misture o fermento em pó. Unte a forma e leve ao forno, a 180 graus, por aproximadamente 40 minutos. Faça o teste do palito e está prontinho. 

Que tal uma caldinha para jogar em cima, hein?
Pra isso, é só levar à panela o suco de uma laranja com 3 colheres rasas de açúcar. Deixe apurar no fogo até dar uma engrossada. Jogue por cima do bolo e pode servir. Essa calda deixará o bolo com um brilho. 
E esse bolo tem um perfume delicioso! Vai deixar a casa bem cheirosinha!

Fácil, não é?
Quem vai testar?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...