segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Bolo de chocolate com recheio de brigadeiro e morangos





O que uma celíaca não faz quando está de TPM, né?!
Resolvi fazer esse bolo! Na realidade, é a terceira vez em que eu faço um bolo estilo aniversário.
Entende-se por estilo aniversário um bolo recheaaaaaado, com direito a cobertura e tudo mais. 

Ah meu Deus! Fico tão feliz quando vejo o bolo finalizado. Gente, não é fácil ficar na cozinha, em pé (os pés doem, as costas também e onde mais puder), fazendo um bolo assim. Dá trabalho, exige paciência mas, vamos combinar? É uma super conquista! Dá muito orgulho chegar ao final de uma receita com sucesso! 

Bom, eu (e acho que o mundo inteiro!) AMO bolo de chocolate. Aqui, no blog, tem algumas receitas de bolo de chocolate mas eu sempre gosto de tentar novas maneiras.

Pedi ajuda da Andréia Cardoso, leitora aqui do blog e que também faz parte do grupo Viva sem glúten, no facebook. Ela quem me ensinou a receitinha do melhor bolo de cenoura do universo (clique aqui para conferir)! 
Então, ela me indicou o bolo da Rejane Reis, publicado no livro digital "A cozinha sem glúten de Rejane Reis". Vale muito a pena ter gravadinho no computador. Quem quiser, é só clicar aqui!

A receita foi publicada para cupcakes. Mas, eu testei na forma grande e ficou perfeito. Na receita original, a autora indica que não é necessário batedeira ou liquidificador, podendo a massa ser batida a mão. Gente, eu tentei mas desisti. Doeu demais meu braço. Como a batedeira está sempre no armário, disposta a trabalhar, usei-a para misturar os ingredientes. Ficou perfeito!

Vamos aprender?

 Massa
- 3 ovos
- 1 xícara de açúcar
- 1 xícara de chocolate em pó (misturei metade de chocolate em pó + metade de achocolatado)
- 1 xícara de farinha de arroz (ou creme de arroz em pó)
- 1 xícara de FSG (marca Aminna)
Quem não tiver a FSG em casa, pode preparar sua própria farinha: 3 xícaras de farinha de arroz + 1 xícara de fécula de batata + 1/2 xicara de polvilho doce
- 1 xícara de água quente (dica: esquente só na hora de acrescentá-lo a receita)
- 1/2 xícara de óleo
- 1 colher de sopa de fermento em pó


* Quem for bater a massa a mão, pode usar um fouet (batedor de arame) para facilitar 
Os ingredientes devem ser adicionados na ordem que estão acima e muito bem misturados. Importante misturar muito bem antes de adicionar o próximo ingrediente. 

* Quem for usar batedeira, só seguir os seguintes passos:
Primeiramente, bata os ovos e o açúcar. Em seguida, acrescente o chocolate e bata mais. Aos poucos, vá acrescentando as farinhas até que forme uma mistura homogênea. Depois, acrescente a água quente e o óleo. Por último, acrescente o fermento em pó e mexa com um foeut.
Despeje a massa em uma forma untada e leve-a ao forno (180 graus), por aproximadamente 30/40 minutos. Faça o teste do palito para conferir se o bolo já está assado.

Passe a faca em volta e deixe-o esfriando.

Enquanto isso, vamos preparar o recheio e a cobertura?

▣ Recheio (brigadeiro sem lactose com morangos)
- 1 1/2 xícara de leite de vaca sem lactose
- 3 colheres de chocolate em pó
- 2 colheres de sopa de margarina (marca Becel - potinho azul - é sem lactose)
- 3 colheres de sopa de açúcar

Leve ao fogo o leite e o chocolate em pó, mexendo bem. Quando já estiverem bem misturados, acrescente a margarina e o açúcar. Mexa até engrossar e ficar com ponto de brigadeiro de colher. Huuuummm...Reserve, se resistir!

Com relação a quantidade de morangos, fica a critério. Para um bolo de 22 cm de diâmetro, usei quase uma caixinha inteira, partindo-os na metade. 

▣ Cobertura (calda de chocolate que fica durinha)
- 1/2 xícara de chá de chocolate em pó
- 1/3 de xícara de chá de açúcar
- 1 colher de sopa de margarina 
- 1/3 de xicara de água

Em uma panela, junte o chocolate, o açúcar, a margarina e a água. Leve ao fogo médio mexendo sempre com um fouet. Não pare de mexer. Assim que a calda começar a desgrudar do fundo da panela, é sinal de que está pronta. Vocês vão ver como a calda fica linda, toda brilhosa!
Importante: a calda deve ser feita para ser jogada no bolo logo em seguida pois, quando ela esfria, ela endurece um pouquinho e fica mais difícil de trabalhar com ela. 


Bolo assado, é hora da montagem

Depois que o bolo esfriar, é hora de desenformá-lo e cortá-lo ao meio. 
Para isso, risque, com a própria faca, a marca do corte em volta de todo o bolo. Em seguida, passe a faca para separar as metades. Eu sempre gosto de dar uma molhadinha no bolo. Acho que fica mais gostoso. É só misturar um pouquinho de leite de vaca sem lactose com achocolatado. Primeiro molhe a metade que receberá o recheio e só molhe a outra metade antes de colocar a cobertura, ou seja, quando ela já estiver em cima da metade com recheio.

Então, será assim: coloque o recheio em uma das metades e, logo em seguida os morangos. Por cima, coloque a outra metade, molhe com o leite e achocolatado e cubra com a cobertura. Enfeite como preferir!


Resultado final! 
Tcham tcham tcham





Vai perder?
Além do brigadeiro com morangos, podemos criar outros recheios. Invente! Deixe sua imaginação fluir...
Já pensou um recheio de marshmallow?!

terça-feira, 23 de setembro de 2014

Receita de hoje: lasanha de beringela



Uma excelente opção para substituir a tradicional lasanha glutenosa (leia-se com muito glúten)!
Quem me ensinou a fazer esse prato delicioso e fácil foi a querida Nilva, funcionária daqui de casa. Depois que aprendi, eu e o meu namorado fizemos para um casal de amigos. Eles adoraram e nós também! 

A beringela vai entrar no lugar da massa. Sendo assim, o recheio pode ser o que vocês quiserem. Já comi com presunto e com carne moída e sem dúvidas, gostei mais da versão com carne moída, além de me parecer mais saudável. 

A receita leva queijo. Aos intolerantes a lactose, dá para usar o queijo sem lactose ou usar alguma enzima para digerir a lactose. Também, acho que uma opção é não colocar o queijo. Fiz sem molho branco e não fez falta, sinceramente. Enfim, cozinha é isso...adaptação as nossas necessidades e desejos. Quem preferir colocar o molho branco, fica a vontade, ok?!

Então, simbora para a cozinha! Vou ensinar a vocês como fiz minha última versão da lasanha. 
Essa receita serviu quatro pessoas.

Você vai precisar de:
- 1 beringela grande ou 2 pequenas
- 200 gramas de queijo mussarela
- 300 gramas de carne moída 
- 4 tomates descascados e em cubinhos
- 300 ml de molho de tomate (prefiro os sem glutamato monossódico, leiam os ingredientes)
- 1 cebola pequena picadinha
- 1 ou 2 dentes de alho triturados
- Azeite e sal

Primeiro, vamos preparar a carne e o molho
Para isso, refogue a cebola picadinha e o alho no azeite. Coloque a carne e deixe-a cozinhar. Importante "quebrar" a carne em pedacinhos menores para o molho ficar bem bonito. Adicione sal. 
Quando já estiver cozida, acrescente os cubinhos de tomate e deixe-os desfazer um pouco, mexendo sempre e acrescentando um pouquinho de água, se necessário. Coloque o molho de tomate, mexa e deixe ferver por alguns minutos. Reserve.

Para preparar a beringela, que será a nossa "massa" para a lasanha, é facinho
Aprendi com a Nilva: corte as beringelas em fatias, com casca mesmo. Quando terminar de cortar, pegue um saquinho plástico limpo e coloque as fatias dentro. Feche o saco plástico e fure com o garfo para ter saída de ar. Aí, é só levar ao micro-ondas por aproximadamente 2 minutinhos de cada lado. 

Agora, vamos montar a lasanha
Suuuuper fácil, gente!
A primeira camada deve ser de beringela, a segunda de molho e a terceira de queijo. Vai repetindo as camadas até finalizar com molho e queijo.

Pessoal, fica dos deuses essa lasanha!
Repeteco sempre!

Massa de farinha de trigo para que?!
Beringela é muito melhor e acima de tudo, nutritiva!

Se você fizer essa receitinha, manda a foto para publicarmos na fanpage do blog!

sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Receita de hoje: falafel (bolinho de grão de bico assado)


Olááááá gente bonita do meu coração!
Com celíaco é assim: se não podemos ir até o boteco, ele pode vir até nós!

Já pensaram em fazer uma noite de boteco?
Compramos um Air Fryer, sabe aquela famosa "máquina" que frita sem óleo? Então, ela mesma. E estamos muito empolgados porque estamos adorando as comidinhas feitas nela. Vale cada centavo! 

E aí que a receita de hoje não precisa de Air Fryer. Fizemos na Air Fryer dessa vez mas já fiz outras duas no forno elétrico e a gás e ficaram perfeitos também. Ou seja, todo mundo pode fazer.
Aliás, a receita de hoje é SUPIMPA demais. Aprendi assistindo ao programa da Bela Gil, o Bela Cozinha. AMOOOOO esse programa porque é cheio de receitinhas saudáveis! 

A esse bolinho de grão de bico delicioso, damos o nome de FALAFEL. Já ouviram falar? 

É um bolinho delicioso que não leva nenhum tipo de farinha se optarmos por fazê-lo assado. Quem preferir fritar, terá que colocar um pouquinho de farinha sem glúten (a receita original pede farinha de trigo mas, por favor, né?!).

Como estou em uma onda de alimentação saudável, preferi fazer assado e o pessoal amou de paixão.

Não segui a receitinha na íntegra porque no dia não tinha tudo, mas vou passar exatamente como fiz a receita e tenho certeza de que vocês vão adorar.

Vamos aprender?
- 1 copo de grão de bico seco
- 2 dentes de alho triturados
- 1/2 cebola média bem picadinha
- 1 copo de salsinha fresca (quem tiver salsinha e cebolinha, coloca 1/2 copo de salsinha e 1/2 copo de cebolinha)
- 1 a 2 colheres de chá de sal
- 1 colher de sopa de suco de limão
- 4 colheres de sopa de azeite 
- quem quiser, pode acrescentar outros temperos: manjericão, pimenta do reino
A receita original leva cominho mas como eu não gosto, não acrescentei

Deixe o grão de bico de molho por 8 horas em temperatura ambiente. Coloque bastante água porque ele vai sugar a água e, ao longo do tempo, ela não cobrirá todos os grãos. Passada as 8 horas, escorra a água e bata o grão de bico com o sal em um processador. Bata até formar uma massa. Se não der para bater tudo de uma vez, bata aos poucos. Em seguida, acrescente todos os outros ingredientes. Se achar que foi pouco azeite para formar uma massa, acrescente aos poucos. 



Aí e só fazer as bolinhas, untar uma forma com um pouquinho de óleo ou azeite (quem preferir por colocar o papel manteiga untado) e levar ao forno por aproximadamente 40 minutos a uma temperatura de aproximadamente 200 graus. 
Como cada forno é de um jeito, oriento que quando ele estiver moreninho, com cor de bolinho mesmo (como na foto), pode desligar e se deliciar. 

Para acompanhar os bolinhos, fica muito bom fazermos molhos, não acham?
Dá para fazer com ingredientes super básicos (não tão saudáveis) como ketchup, maionese e mostarda. Mas também dá para variar e aproveitar as ervas frescas.

Visitando o blog Fritadeira sem óleo (tem inúúúúúmeras receitas para fazer na Air Fyer - lembrando que são com glúten, então tem que fazer a substituição, ok?), encontrei algumas dicas bacanas de molhos. Alguns são com lactose, mas como nós, celíacos, somos muito criativos, dá para substituir, ok? Gente, por favor, olhem o rótulo de todos os ingredientes!


⌘ Molho Rosé: 1 xícara de chá de maionese, 2 colheres de sopa de catchup, 1 colher de sopa de mostarda, 1 colher de sobremesa de suco de limão ou vinagre e 1 colher de sobremesa de molho inglês ou shoyu.

⌘ Molho Tártaro: 1 xícara de maionese, 1/2 xícara de creme de leite, 1 colher de sopa de suco de limão ou vinagre, 2 colheres de sopa de cheiro-verde verde picado, 2 colheres de sopa de picles sortidos picados, 4 colheres de sopa de cebola bem picada e 1 colher de sopa de mostarda.

⌘ Molho de Alho: 1/2 xícara de leite, 2 colheres de sopa de maionese, 3 dentes de alho, 2 colheres de sopa de azeite e cheiro-verde à gosto.

⌘ Molho Pesto: 1 maço grande de manjericão fresco, 100g de queijo parmesão ralado, 1 dentes grande de alho, 100g de pinoli, castanha de cajú ou castanha do pará e 250ml de azeite de oliva.

⌘ Molho de Mostarda e Mel: ¼ xícara de suco de limão, 2/3 xícara de azeite, 1 e ½ colher de sopa de mel, 3 colheres de sopa de mostarda dijon ou amarela comum, sal e pimenta-do-reino à gosto.

⌘ Molho Chimichurri: 200ml de azeite e 1 pacotinho de tempero chimichurri desidratado.

⌘ Molho de Hortelã: 2 maços de hortelã (só as folhas), 7 colheres de sopa de azeite, 4 colheres de sopa de maionese, 1 colher de sobremesa de molho inglês ou shoyu, 2 dentes de alho, sal e pimenta-do-reino à gosto.

⌘ Molho Agridoce: 3 colheres de sopa de vinagre, 4 colheres de sopa de açúcar, 4 colheres de sopa de catchup, 1 colher de chá de sal e 1 colher de chá de shoyu.

⌘ Molho Sour Cream: 1 embalagem de cream cheese, 1 copo de iogurte natural, 1 colher de sopa de suco de limão, 5 colheres de leite e sal à gosto.

⌘ Molho de Iogurte: 1/2 copo de iogurte, 1 colher de sopa azeite, 1 colher de sopa vinagre, 1/2 colher de sopa de cebola, 1 dente de alho, 1 pitada de sal, pimenta-do-reino e orégano à gosto.

⌘ Molho de Parmesão: 25g de queijo parmesão ralado, 1 caixa de creme de leite, 2 colheres de sopa de leite, 1 colher de sopa de maionese.

⌘ Molho de Ervas Finas: 1/2 xícara de manjericão, 2 colheres de sopa de orégano, 1/2 xícara de alecrim, 1/2 xícara de azeite, 1/2 cebola média, 1 caixinha de creme de leite e sal à gosto.

⌘ Molho Verde: 5 colheres de sopa de maionese, 1 dente de alho, 1 colher de sopa de cebolinha picada e 1 colher de sopa de suco de limão.

⌘ Molho Picante: 1/2 caixinhas de creme de leite, 3 colheres de sopa de requeijão cremoso, 1 colher de sopa de cebolinha, 5 colheres de sopa de azeitonas pretas sem caroços e 2 colheres de sopa de picles.

⌘ Molho Azedo: 1 pote de cream cheese, suco de 1 limão, 2 colheres de sopa de creme de leite, sal e pimenta-do-reino à gosto.


 

Além do falafel, fizemos batata e mandioca "frita". Tudo na AirFryer. Adoramos o resultado!
Como tinha creme de arroz caseiro na geladeira, aproveitei para fazer dois molhos, ambos adaptados das receitas acima: molho verde e molho rosé.

Molho verde


- 2 colheres de sopa de maionese (usei a Helmann´s de ovos caipiras)
- 1 colher de sopa de creme de arroz (para fazer a receita do creme de arroz, é só seguir a receita do leite de arroz, acrescentando menos água. Clique aqui para ver a receita!)
- 1 dente de alho
- 1 colher de sopa de cebolinha fresca picada 
- 1 colher de sopa de suco de limão

Bater tudo no processador de alimentos e está prontinho. 


Molho rosé

- 1 xícara de chá de creme de arroz caseiro
- 2 colheres de sopa de catchup
- 1 colher de sopa de mostarda
- 1 colher de sobremesa de suco de limão
- 1 colher de sopa de molho inglês

Bater tudo no processador de alimentos e servir

Outros petiscos podem ser servidos. Por exemplo, a calabresa ou outros bolinhos, como o de arroz (clique aqui para ver a receita!), bacalhau, etc.
Quem tiver a Air Fryer, fica melhor porque não leva óleo, ok?! 
Mas quem não tiver não fica impedido de tentar no forno!




terça-feira, 9 de setembro de 2014

De papo pro ar com Didi D´Addio, da Deli Art Cake Creations


Hoje o de papo pro ar é com a Didi D´Addio, que está a frente do Deli Art Cake Creations
A Didi é confeiteira e começou sua carreira na área gastronômica em 2005. Dedicou-se a hotelaria e acabou criando a Deli Art Cake Creations.

Porém, em 2012 ela descobriu ser intolerante ao glúten, leite e soja. Com certeza, não foi uma adaptação fácil mas a Didi levantou a cabeça, uniu seu conhecimento com a vontade de criar receitas sem esses três ingredientes. 

Em 2013, a Didi adotou um estilo de vida relacionado a Dieta Paleo. Com isso, iniciou sua busca de conhecimento e desenvolvimento de receitas para o dia a dia e também festas e eventos.

Didi e seus quitutes
Foto: facebook pessoal 

Já falei, em outros momentos, que foi a Didi quem me ensinou a fazer o melhor marshmallow do universo! (se quiser testar a receita, leia essa postagem, clicando aqui!).
Talvez agora, por ser adepta a Dieta Paleo, ela não utiliza mais esse tipo de ingrediente. Mas, eu confesso que também não é uma receita para fazer sempre né, gente? Beeeeeem de vez em quando

Bom, eis que eu estou aqui falando de Dieta Paleo e eu fui dar uma pesquisada para explicar, bem brevemente, do que se trata. Entrei no site Dieta Low Carb e Paleolítica e tirei algumas informações de lá!
Esse tipo de dieta (que mais prefiro chamar de estilo de vida porque parece que dieta está sempre relacionada a questões estéticas, como emagrecimento) é a dieta a qual nossa espécie está geneticamente adaptada. Existem alguns tipos de dieta paleolítica, porém o que é comum entre elas é a ausência de produtos refinados, alimentos processados e grãos. De uma forma geral, ser adepto a dieta paleolítica é abrir mão de uma alimentação com base em grãos, açúcar, laticínios e alimentos processados. A Didi vai falar, na entrevista, sobre como a dieta paleolítica está relacionada a nossa dieta (estilo de vida!) sem glúten. 

No site, há a informação de que a simples eliminação total de grãos (paõ, massa, farinha, biscoitos...ou seja, uma dieta livre de glúten) fornece talvez 70% de todo o benefício de uma dieta paleolítica, não só falando de perda de peso mas do controle de síndrome metabólica e patologias auto-imunes. 

Super bacana, não é?! Pra mim, ainda difícil seguir. Acho que eu ainda não me sinto preparada (não quero) abrir mão de comer algumas coisas (claro que sem sair da dieta sem glúten porque isso seria irresponsabilidade). Admiro muito quem segue e acredito, MUITO mesmo, que alimentação é tudo na vida. Já que não consigo abrir mão, vou me equilibrando. Não abuso de alimentos que possam me fazer mal e procuro consumir muitas frutas e legumes. Enfim, equilíbrio é a palavra da minha vida!

Vamos conferir a entrevista com a Didi?!


♡ Qual a sua formação? 
Estudei psicologia mas nunca exerci a profissão. Trabalhei muitos anos em Hotelaria e depois mudei para a Gastronomia e, é claro, fiz vários cursos de especialização dentro e fora do país.

♡ Como surgiu a ideia de produzir alimentos sem glúten e sem lactose? Já trabalhava com gastronomia e tinha a Deli Art há alguns anos quando descobri a minha intolerância e um mundo novo se abriu, pessoal e profissionalmente.

♡ Você é celíaca ou sensível ao glúten? 
Sensível ao glúten e ao leite.

♡ Quem te acompanha, sabe que você é adepta a dieta paleolítica. Conta um pouquinho pra gente sobre esse estilo de vida. Na sua opinião, qual a relação dessa dieta com a vida dos celíacos? 
A dieta paleolítica tem tudo a ver com os celíacos por ser uma dieta super saudável e isenta de grãos. O fundamental desta dieta, que prefiro chamar de um estilo de vida, é se alimentar com ingredientes que o nosso corpo está adaptado, alimentos que não causem doenças, mas sim que promovam saúde. Ela foi desenhada a partir de estudos realizados em fósseis de seres humanos que viveram na era do paleolítico e também de estudos feitos com tribos de caçadores coletores


♡ Quem te inspira na criação de suas receitas? 
Eu adoro criar e desenvolver receitas. O desafio por si só me estimula, mas gosto muito do estilo do Jamie Oliver!

(Ai, eu também Didi...amo o Jamie!)

♡ Qual a sua maior dificuldade na cozinha sem glúten e sem lactose? 
No inicio, o desafio foi entender todas as propriedades do glúten nas formulações (receitas) e procurar outros ingredientes com propriedades similares. Mas o pior foi o fato de não gostar dos resultados dos produtos que encontrava no mercado e sabia que poderia fazer melhor, mas não havia referências. Foi um período de estudo e de tentativa e erro.

♡ Conta pra gente qual sua receita preferida!
Bom, isso muda muito e depois da paleo, o sabor muda e os gostos também. Bolo de nozes com baba de moça sempre foi minha perdição! Mas agora fico feliz com um bom pedaço de carne assado em baixa temperatura.

♡ Cozinhar para você significa... 
Cozinhar é vida, é saúde! Mas antes de mais nada fico muito grata pela possibilidade ajudar as pessoas a se alimentar bem com muita saúde e sabor!

♡ Deixe uma mensagem para as pessoas que, por algum motivo, seguem dieta isenta de glúten e lactose! 
Há vida feliz sem glúten e sem leite! Obstáculos nada mais são do que a porta das oportunidades.


Ela não é demais?!
Amei esse finalzinho: Obstáculos nada mais são do que a porta das oportunidades.

Gente, guardem essa frase na cabeça e no coração! Ela é tão real...tão verdadeira...que eu acho que todo celíaco ou qualquer outra pessoa que busca se adaptar a uma reeducação alimentar, por necessidade ou escolha, deveria escrever e colocar no espelho, na porta de casa, no prato...

Tomei a liberdade de pegar algumas fotinhos do facebook da Didi para vocês verem o que ela produz.
Eu babo em tudo o que ela posta!

Já comi uma trufa dela e é inexplicável....MARAVILHOSA! 

No site dela tem vááááárias receitinhas. Além disso, ela aceita encomendas e dá cursos e palestras.

Bolo de coco

Costelinha de porco assada

Ovos de páscoa

Taças de frutas vermelhas e chocolate sem açúcar

Babaram?!

Quem quiser conhecer mais o trabalho dela, é só acessar o site e o facebook

Didi, minha querida, parabéns por essa atuação linda, que é levar sabor, saúde e alegria para as pessoas. Muito obrigada por compartilhar sua história conosco. Um beijo bem grande para você e o blog estará sempre de portas abertas!


segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Receita de hoje: risoto de limão siciliano acompanhado de salmão


Prato gostoso, requintado e, ao mesmo tempo, fácil! Ou seja, do jeito que eu gosto (não por ser requintado, mas fácil...e aí o requintado vem de brinde!)
Como tem muitas pessoas que não comem peixe, dá para substituir por frango empanado, por exemplo. Eu também já fiz e fica magnífico. Vou disponibilizar a receita do salmão e em seguida, conto como fiz o frango, ok?!

Esse prato cai muito bem para receber amigos ou familiares, para um almoço ou jantar. 

E como cozinha tem que combinar com amor, alegria e alto astral, estou escrevendo essa receita ao som de Tristan Prettyman. Adoro essa música! É só dar o play e correr para a cozinha! 



Para fazer o salmão, é suuuuper simples!
Vamos precisar de filés de salmão (gosto dos filés com uns 7 cm de largura), sal, limão e azeite. Se os filés estiverem congelados, não descongele em água. Deixe descongelar na geladeira, ok?!

Aí, é só temperar os filés de salmão com sal, limão e azeite, deixar uns 20 minutinhos descansando e levar ao forno por aproximadamente 30 minutos, a 200 graus. 

Agora, vamos preparar o risoto!
Vamos precisar de:
- 3 colheres de sopa de azeite
- 1/2 cebola bem picadinha
- 1 ou 2 limões sicilianos (sugiro espremer um e caso queiram o sabor mais acentuado, espremer o outro)
- 380g de arroz arbóreo 
- 1 xícara de café de vinho branco (nada de vinho doce, ok? tem que ser o seco)
- 1 tablete de caldo de galinha dissolvido em 1 litro de água quente* (manter a água aquecida durante todo o preparo da receita)
- Sal a gosto (eu, particularmente, não coloco sal por causa do tablete de caldo de galinha)

Em uma panela, coloque o azeite e a cebola. Deixe refogar um pouco e acrescente o arroz, misturando bem. Aos poucos, vá acrescentando o caldo de galinha, sempre mexendo. O segredo do risoto é não parar de mexer. Muitas pessoas dizem que não precisa mexer mas eu sinto diferença, então...recomendo exercitar os bracinhos!
Após cozinhar um pouco, coloque metade do limão espremido e o vinho. Mexe e remexe!
Lembrem-se que o risoto fica firme e não molengo, ok? Quando estiver próximo de desligar o fogo, jogue o restante do limão espremido. Está prontinho! 

* OBS: quem não quiser usar o tablete de caldo de galinha, pode preparar seu próprio caldo. Confesso que eu nunca tentei fazer o caldo que leva pedaços de frango e legumes. Mas, na última vez que fiz risoto de limão siciliano, fizemos um caldo simples com 1 litro de água, pedaços de cebola, limão espremido e sal. Isso foi suficiente para dar gostinho ao risoto sem aquele conteúdo horroroso (alto teor de sódio, glutamato monossódico, etc, etc, etc) de um tabletinho de caldo. Ficou excelente!


Agora, parte II: frango empanado

Primeiro, quero deixá-los com água na boca!


Ficou esplêndido! Magnífico! Crocante!
Lá na cidade onde eu nasci, Ituverava/SP, é bastante famosa a farinha de mandioca artesanal. Pensem em uma farinha boa, é ela. Tanto é verdade que quando fui diagnosticada, liguei para a fábrica para saber sobre o risco de contaminação cruzada. Fiquei muito contente em saber que eles só produzem essa farinha. Na realidade, me pareceu ser uma produção familiar, pois o telefone divulgado era de uma casa. 

O dia em que resolvi fazer o frango empanado foi na casa da minha avó, no Dia das Mães. Minha mãe estava na Itália (passeando e comprando coisas deliciosas sem glúten pra mim hahaha) e fomos pra lá para fazer companhia para minha avó. Levei tudo de casa e para empanar, havia levado a farinha de rosca sem glúten da marca Deusa. Chegando lá, para minha surpresa, estava com bichinhos. Nossa, que raiva!
Aí fiquei pensando como faríamos e tanto na minha casa quanto na casa da minha avó, nunca falta a tal farinha de mandioca (olhas as dificuldades nos incentivando a conhecer o lado bom da vida!). Como ela é com flocos maiores, fui amassando com a mão para formar uma farinha mesmo. Passei no ovo e na farinha. Levei ao forno de médio para alto, por aproximadamente 40 minutos. 

Vocês não estão entendendo o tanto que ficou bom! Ficou muuuuuito crocante e muito melhor do que qualquer empanado que já comi, mesmo antes do diagnóstico. A dica é temperar o frango um dia antes, ok? Assim ele pega mais o sabor do tempero. Para esse dia usei cebola, sal, alho e um pouquinho de azeite. 


Gostaram da substituição? 

Bom, é isso! Duas receitas super bacanas, não é?
Se quiserem enfeitar o prato, só cortar um pedacinho do limão siciliano, como na primeira foto, e colocar no prato. 

Bom apetite!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...