terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Receita de hoje: docinho de coco com morango



Olá, meus amores!
Essa receitinha me acompanha há um tempo já (fiz 3 vezes) e eu pequei em demorar para publicar a receitinha. Peço perdão por isso!

Ela tem toda a originalidade da Mona, do blog O diário de receitas sem lactose, que eu super acompanho e recomendo para todos. Eu e ela temos uma coisa em comum, que é procurar ser sempre atenciosas com os nossos leitores. Ela é muito querida e super disponível. Então, sempre que preciso de um help, peço socorro para ela. 

A Mona queria comer bicho de pé (sabem aquele docinho de leite condensado com gelatina de morango?) mas a receita original tem lactose. Então, nos experimentos dela, ela criou esse docinho. Ele é ideal para ser usado como sobremesa e até em festinhas de crianças, para substituir os docinhos tradicionais, que geralmente possuem lactose. 

A receita rende pouco. Então, se quiser fazer para muitas pessoas, atentem-se para isso, ok?

Vamos aprender?

200 ml de leite condensado de leite coco (para quem não acompanhou, a receita está aqui)
1 colher de chá de creme vegetal (usei a Becel do potinho azul)
1 colher de sopa de gelatina de morango
100 ml de creme de soja (ou creme de arroz)

Primeiro, leve ao fogo o leite condensado de leite de coco, o creme vegetal e a gelatina de morango, mexendo bem, por aproximadamente 3 minutos, até ficarem uma mistura homogênea. Depois, retire do fogo e acrescente o creme de soja, mexendo novamente até ficar bem misturado.
Distribua em copinhos e deixe esfriar, levando a geladeira para ficar mais firme. Aí, é só servir! 

Não é fácil, gente? Rapi10!

Caso você não tenha os copinhos de plástico, comumente usados em festinhas, você pode usar qualquer outro recipiente. Eu, por exemplo, coloquei em potinhos de cerâmica em formato de coração (foto acima). Para saber onde encontrei-os tão lindinhos assim, clique aqui!



Caso você não tenha nem copinhos e nem potinhos, sugiro xícaras pequenas. Sim, sabe aquelas xícaras bonitinhas e pequenas, de café? Elas mesmas! Fica super fofo!

E para dar um toque final, enfeite os docinhos. Enfeitar a comida não é frescura. É demonstração de carinho com pessoa que vai comer a sua comida e também mostra o quanto você se dedicou para fazer aquele prato. Então, não economizem na hora do enfeite. Confira algumas dicas de como enfeitar o prato:

Todas as receitas estão no blog!

Cacau em pó (foto esquerda)

Salsinha e/ou cebolinha

Calda de chocolate e morangos

Confeitos de açúcar

Confeitos de açúcar e, acidentalmente, calda de chocolate. Adorei o efeito!

Coração de tomatinho cereja. Para aprender, clique aqui!

Catchup

Manjericão

Chocolate derretido

Cereja (fruta) + calda da cereja 

Cereja em calda

Palito de dente com um lacinho de tecido

Pura arte na cozinha, não é?
É claro que os grandes chef(s) conseguem fazer verdadeiras esculturas. Mas, nós também podemos fazer coisas bacanas a nossa maneira.

Que tal tentar?


quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Receita de hoje: testei o famoso bolo sem glúten, sem leite e sem ovos



Quem já viu essa fotinho pelo facebook? Eu vi váááárias vezes e também váááááários amigos me enviaram. Fico tão feliz quando as pessoas lembram de mim e dos alimentos que posso consumir. Quando isso acontece, sinto que o conhecimento da doença cresce a cada dia, como um efeito dominó. 
De tanto receber a receitinha do bolo, pensei: não é possível! Vou ter que fazer para provar se realmente é bom.
E lá fui eu testar mais uma receitinha. 

Confesso que torci um pouco o nariz porque pensei: não vai farinha, não vai leite, não vai ovos? Então esse bolo nem deve existir. Para mim, parecia aqueles truques da internet que a gente clica e aparece o Sérgio Mallandro dizendo salci fufu. Tendo testado, posso garantir: Gente, é demais! Eu adoreeeeeeeeei mesmo!
E achei muito bacana porque as pessoas que não podem consumir ovos também podem comer, assim como os que não consomem glúten, lactose, soja...

Bom, mas se não vai ovo, vai o que? 
Linhaça! Acreditem se quiser! Uma amiga nutricionista muuuito querida já havia me dito que a linhaça pode substituir os ovos mas eu nunca tinha feito nada para provar. A única ressalva que faço é que ele ficou tão fofinho e tão macio que quebrava muito, se despedaçando. Aí, deixo para os gurus da cozinha nos ensinarem dicas para que isso não aconteça. Alguém se habilita? Pensei que pode ser a farinha de arroz mas já fiz bolos só com farinha de arroz que não ficaram assim.

Vamos aprender a fazer o bolo mais famoso do facebook?
Ah! Lembrando que a receita original é da fanpage Nutri & Você, como está na foto. 

Você vai precisar de:
- 200 ml de suco de laranja (não é laranjada não, gente. É laranja espremida mesmo...força nos bracinhos!)
- 1/2 copo  de óleo
- 1 copo cheio de açúcar
- 1 pitada de sal
- 2 copos e 1/2 de farinha de arroz (esse copo tem medida de 200 ml)
- 1 colher de sopa bem cheia de fermento em pó
- 1 colher de café de farinha de linhaça

Separados os ingredientes...
Aliás, eu preciso fazer um parênteses. 
(Fui fazer a torta búlgara na casa da minha sogra e comentei com ela que antes de começar a receita, gosto de separar a quantidade certinha dos ingredientes em potinhos porque me organizo melhor. Ela me disse que isso é uma técnica francesa. Fiquei me sentindo muito chique. Faço a técnica sem nem saber (até então) que ela existe. Fui pesquisar e realmente encontrei o nome e a explicação. Chama-se mise en place. Dêem uma olhada na explicação aqui. Deixo como sugestão que façam isso. Suja mais louça mas fica muito melhor e organizado para seguir a receita.)

Vamos voltar a receita...
Então, separados os ingredientes, vamos preparar a massa.
Em um liquidificador, bata todos os ingredientes, exceto o fermento. Para acrescentá-lo, bata-o a mão, com uma colher. Em um forma untada, leve em forno pré-aquecido por cerca de 40 minutos ou até dourar. 

E entãããããoooo...vejam como ficou meu bolinho!


Por essa foto dá pra ver que ele ficou quebradiço. Porém, ficou delicioso! 
E vocês, já testaram essa famosa receita? Deu certo? 
Tem uma foto? Manda para cá que ela será publicada na fanpage do blog!

Até a próxima!

------------------------------------
Editado dia 20.02.2014
Meus amores, descobri que a foto do bolo divulgada (lá em cima!) não corresponde a um bolo sem glúten, sem leite e sem ovos. UFA! Pelo menos não fiquei tão frustrada por ver que o meu não ficou igual!
Mesmo assim, continuo recomendando, pois vale a pena!


quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Receita de hoje: filé a parmegiana


Um dos meus pratos preferidos! Gente, vou confessar uma coisa a vocês...eu AMO pratos que levam molhos. Como com muuuuuito prazer quando a comida tem molho. 
Parmegiana é clássico, delicioso mas o prato tradicional, normalmente servido em restaurantes, contém glúten pois é feito com farinha de rosca. Então, sem chances de comer fora de casa. 
Em casa, também não dá para comer muito esse prato porque os filés são fritos, ou seja, não é muito saudável, né?

Essa receita eu faço com um produto específico, que é a farinha de rosca 0% glúten da marca Deusa, produto já recomendo no blog. Com ela dá para preparar qualquer empanado, pois ela é realmente muuuito boa. Fica tudo sequinho!

Farinha de rosca zero glúten da marca Deusa.
Na foto do lado esquerdo, bife a milanesa feito com a farinha mencionada

Quem não encontrar esse produto na sua cidade, pode empanar com a farinha de mandioca. Se ela estiver em flocos, é só triturá-la bem. Dá para fazer isso no liquidificador mesmo. Então, esse é um prato que todo mundo pode fazer em casa!

Vamos aprender a preparar esse prato delicioso? Ele é ideal para servir no almoço familiar de domingo, não acham? Dá para fazer com carne vermelha ou frango.

- 3 ou 4 filés bovinos temperados com sal e um pouquinho de alho
- 1 ovo batido com o garfo
- Farinha de rosca sem glúten para empanar 
- Queijo ralado (usei o sem lactose Balkis)
- Molho de tomate (tem gente que só coloca o molho em cima do bife. Eu, particularmente, gosto dele nadando um pouquinho no molho. Então, a quantidade vai depender do gosto do freguês hehehehe)
- Óleo para fritar 

Depois de temperar os filés com sal e alho, passe o bife no ovo batido e, em seguida, na farinha para empanar. Vá fazendo isso com cada um dos bifes e separando em um prato, um do lado do outro.
Em uma panela, esquente o óleo. Não precisa ser muito óleo, apenas uma altura que dê para fritar, pelo menos, um lado. Assim, vamos virando o bife até que ele esteja pronto. Não deixe o óleo muito quente ou muito frio, pois se estiver muito quente, vai queimar por fora e deixar a carne crua e se estiver muito frio vai encharcar muito de óleo.
Após fritar os bifes, coloque-os em um refratário, um do lado do outro, e acrescente o molho de tomate por cima dos bifes. Em seguida, jogue o queijo ralado por cima e leve ao forno para o queijo derreter. Aí, é só se servir e se lambuzar. Delícia!

Essa receita é ótima. Ela faz um pouco de sujeira por causa da gordura mas vale a pena. Não conheço ninguém que não goste de filé a parmegiana. 

Bom apetite!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...