terça-feira, 29 de julho de 2014

Receita de hoje: 95% beijinho

Primeira tentativa 


Clap! Clap! Clap! 
Essa receita salvará muitos pais e mães quando for a hora de planejar a festinha das crianças. Tirar o glúten dos docinhos não é difícil, já que a maioria não contém. Mas, tirar o leite/lactose, é um desafio, já que a base da maioria dos doces é o leite condensado. 

Já mencionei outras vezes o quanto eu AMO o blog da Monalisa, "O diário de receitas sem lactose". Então, navegando por ele, encontrei essa receitinha supimpa, chamada de docinho de arroz com coco e damasco. Na realidade, a origem da receita é de um blog chamado "Lu, Mãe da Malu". A mamãe da pequena Malu preparou uma festa inteirinha sem leite. Que amor, né? 

Então, essa é uma republicação de uma receita que vale muito a pena! Depois que fiz e provei, disse: "Isso é idêntico ao beijinho!" 
Meu namorado e minha mãe provaram e eles amaram. Também concordaram que é idêntico ao beijinho. 

Então, peço desculpas a Lu por modificar o nome e espero que ela não fique chateada! Na verdade, esse nome, na minha opinião, valoriza muuuuito mais essa criação! 

Simbora para a cozinha, meu povo!
Essa receita rendeu bastante. Então, caso queira testar, sugiro que façam a metade. 
A base da receita é o arroz cozido. Já fiz duas vezes. Na primeira, eu segui a receita abaixo e na segunda eu fiz com a sobra da receita do leite de arroz (clique aqui para rever!). Assim, quando fizerem a receita do leite de arroz dá para já fazer essa também. 

- 1/2 xícara de chá de arroz cru 
- 8 damascos secos 
- 3 xícaras de chá de água
- 200 ml de leite de coco
- 2 xícaras de chá de açúcar (se quiser, pode usar 2)
- 50g de coco ralado
- Coco ralado para enfeitar os docinhos
- Cravos para enfeitar

Primeiramente, cozinhe o arroz e o damasco na água. Não pode ficar durinho, ok? Tem que ficar meio papa e bem cozidinho. Em seguida, bata no liquidificador o arroz com o leite de coco até obter uma massa homogênea. Aqui, vocês já vão perceber que a cor ficará da cor do beijinho tradicional. 
Em uma panela, despeje a massa e acrescente o açúcar e o coco, mexendo até dar o ponto de enrolar. Deixe esfriar e faça bolinhas, passando no coco ralado. 

Está pronto!

No meu ponto de vista, essa receita fica perfeita no dia e, no máximo, no dia seguinte. Depois, ela vai endurecendo.

Quem fizer com a massa que sobrou da receita do leite de arroz, bata a massa novamente no liquidificador, antes de iniciar a receita. Vocês verão que formará uma massa lisa e linda, aparentemente bem versátil.

Se você testou a primeira vez e não gostou muito, faça a segunda. Minha segunda tentativa ficou MUITO melhor. Até porque eu coloquei os cravinhos e fechei em uma caixinha. Assim, os cravos perfumaram os docinhos deixando ainda mais com gosto de beijinho tradicional.

Segunda tentativa 

Gostaram?
Espero que sim!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...