quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Receita de hoje: testei o famoso bolo sem glúten, sem leite e sem ovos



Quem já viu essa fotinho pelo facebook? Eu vi váááárias vezes e também váááááários amigos me enviaram. Fico tão feliz quando as pessoas lembram de mim e dos alimentos que posso consumir. Quando isso acontece, sinto que o conhecimento da doença cresce a cada dia, como um efeito dominó. 
De tanto receber a receitinha do bolo, pensei: não é possível! Vou ter que fazer para provar se realmente é bom.
E lá fui eu testar mais uma receitinha. 

Confesso que torci um pouco o nariz porque pensei: não vai farinha, não vai leite, não vai ovos? Então esse bolo nem deve existir. Para mim, parecia aqueles truques da internet que a gente clica e aparece o Sérgio Mallandro dizendo salci fufu. Tendo testado, posso garantir: Gente, é demais! Eu adoreeeeeeeeei mesmo!
E achei muito bacana porque as pessoas que não podem consumir ovos também podem comer, assim como os que não consomem glúten, lactose, soja...

Bom, mas se não vai ovo, vai o que? 
Linhaça! Acreditem se quiser! Uma amiga nutricionista muuuito querida já havia me dito que a linhaça pode substituir os ovos mas eu nunca tinha feito nada para provar. A única ressalva que faço é que ele ficou tão fofinho e tão macio que quebrava muito, se despedaçando. Aí, deixo para os gurus da cozinha nos ensinarem dicas para que isso não aconteça. Alguém se habilita? Pensei que pode ser a farinha de arroz mas já fiz bolos só com farinha de arroz que não ficaram assim.

Vamos aprender a fazer o bolo mais famoso do facebook?
Ah! Lembrando que a receita original é da fanpage Nutri & Você, como está na foto. 

Você vai precisar de:
- 200 ml de suco de laranja (não é laranjada não, gente. É laranja espremida mesmo...força nos bracinhos!)
- 1/2 copo  de óleo
- 1 copo cheio de açúcar
- 1 pitada de sal
- 2 copos e 1/2 de farinha de arroz (esse copo tem medida de 200 ml)
- 1 colher de sopa bem cheia de fermento em pó
- 1 colher de café de farinha de linhaça

Separados os ingredientes...
Aliás, eu preciso fazer um parênteses. 
(Fui fazer a torta búlgara na casa da minha sogra e comentei com ela que antes de começar a receita, gosto de separar a quantidade certinha dos ingredientes em potinhos porque me organizo melhor. Ela me disse que isso é uma técnica francesa. Fiquei me sentindo muito chique. Faço a técnica sem nem saber (até então) que ela existe. Fui pesquisar e realmente encontrei o nome e a explicação. Chama-se mise en place. Dêem uma olhada na explicação aqui. Deixo como sugestão que façam isso. Suja mais louça mas fica muito melhor e organizado para seguir a receita.)

Vamos voltar a receita...
Então, separados os ingredientes, vamos preparar a massa.
Em um liquidificador, bata todos os ingredientes, exceto o fermento. Para acrescentá-lo, bata-o a mão, com uma colher. Em um forma untada, leve em forno pré-aquecido por cerca de 40 minutos ou até dourar. 

E entãããããoooo...vejam como ficou meu bolinho!


Por essa foto dá pra ver que ele ficou quebradiço. Porém, ficou delicioso! 
E vocês, já testaram essa famosa receita? Deu certo? 
Tem uma foto? Manda para cá que ela será publicada na fanpage do blog!

Até a próxima!

------------------------------------
Editado dia 20.02.2014
Meus amores, descobri que a foto do bolo divulgada (lá em cima!) não corresponde a um bolo sem glúten, sem leite e sem ovos. UFA! Pelo menos não fiquei tão frustrada por ver que o meu não ficou igual!
Mesmo assim, continuo recomendando, pois vale a pena!


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...