quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Receita de hoje: filé a parmegiana


Um dos meus pratos preferidos! Gente, vou confessar uma coisa a vocês...eu AMO pratos que levam molhos. Como com muuuuuito prazer quando a comida tem molho. 
Parmegiana é clássico, delicioso mas o prato tradicional, normalmente servido em restaurantes, contém glúten pois é feito com farinha de rosca. Então, sem chances de comer fora de casa. 
Em casa, também não dá para comer muito esse prato porque os filés são fritos, ou seja, não é muito saudável, né?

Essa receita eu faço com um produto específico, que é a farinha de rosca 0% glúten da marca Deusa, produto já recomendo no blog. Com ela dá para preparar qualquer empanado, pois ela é realmente muuuito boa. Fica tudo sequinho!

Farinha de rosca zero glúten da marca Deusa.
Na foto do lado esquerdo, bife a milanesa feito com a farinha mencionada

Quem não encontrar esse produto na sua cidade, pode empanar com a farinha de mandioca. Se ela estiver em flocos, é só triturá-la bem. Dá para fazer isso no liquidificador mesmo. Então, esse é um prato que todo mundo pode fazer em casa!

Vamos aprender a preparar esse prato delicioso? Ele é ideal para servir no almoço familiar de domingo, não acham? Dá para fazer com carne vermelha ou frango.

- 3 ou 4 filés bovinos temperados com sal e um pouquinho de alho
- 1 ovo batido com o garfo
- Farinha de rosca sem glúten para empanar 
- Queijo ralado (usei o sem lactose Balkis)
- Molho de tomate (tem gente que só coloca o molho em cima do bife. Eu, particularmente, gosto dele nadando um pouquinho no molho. Então, a quantidade vai depender do gosto do freguês hehehehe)
- Óleo para fritar 

Depois de temperar os filés com sal e alho, passe o bife no ovo batido e, em seguida, na farinha para empanar. Vá fazendo isso com cada um dos bifes e separando em um prato, um do lado do outro.
Em uma panela, esquente o óleo. Não precisa ser muito óleo, apenas uma altura que dê para fritar, pelo menos, um lado. Assim, vamos virando o bife até que ele esteja pronto. Não deixe o óleo muito quente ou muito frio, pois se estiver muito quente, vai queimar por fora e deixar a carne crua e se estiver muito frio vai encharcar muito de óleo.
Após fritar os bifes, coloque-os em um refratário, um do lado do outro, e acrescente o molho de tomate por cima dos bifes. Em seguida, jogue o queijo ralado por cima e leve ao forno para o queijo derreter. Aí, é só se servir e se lambuzar. Delícia!

Essa receita é ótima. Ela faz um pouco de sujeira por causa da gordura mas vale a pena. Não conheço ninguém que não goste de filé a parmegiana. 

Bom apetite!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...