terça-feira, 31 de dezembro de 2013

sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Receita de hoje: rabanada para o Natal


O Natal vem chegando e, além de pensarmos nos presentes que queremos, começamos a pensar nas comidas, não é? Essa época todo mundo foge do regime. Só não pode fugir da dieta sem glúten, gente! Todos nós sabemos que as consequências são terríveis! 
Um dos maiores obstáculos que temos que vencer quando recebemos o diagnóstico da doença celíaca é adaptar-nos as receitas que já conhecíamos, no caso do diagnóstico na vida adulta. É fato que por já conhecermos os alimentos que levam glúten, sentimos diferença quando mudamos nossa dieta. Mas, isso não é e nem está perto de ser o fim do mundo. É totalmente possível nos adaptarmos. Então, quando alguém me pergunta da doença celíaca e diz: "nossa, então você não pode comer nada?", eu logo digo: "claro que posso! como de tudo...só que sem glúten!". E por isso a receitinha de hoje é tão especial!

Ela me lembra quando eu e minha irmã éramos crianças e nosso pai fazia rabanadas. Como era gostoso! Eu adorava. Então, um dia, eu resolvi testar a rabanadas sem glúten com os pães que tinha aqui em casa. Não estava consumindo-os e resolvi inventar. Consegui aproveitar de duas maneiras: fazendo farinhas e a receita de rabanada. 

Reaproveitando os pães sem glúten

Confesso que hoje em dia, não consigo mais comer pratos gordurosos, que levam muito óleo. E, por isso, não consegui comer todas as rabanadas que preparei. Comi só um pouquinho para matar a vontade. A receita eu retirei deste link aqui, que ensina 10 receitas para aproveitar as sobras de pão. Elas não são especificamente sem glúten, mas acho que dá para transformar. 


Para começarmos, vamos separar os ingredientes necessários:
- 200 gramas de pão (como são sobras, tem que ser amanhecido, ok?)
- 250 ml (1 garrafinha) de leite de coco adoçado, preferencialmente
- 4 gemas batidas
- Açúcar com canela para polvilhar

Primeiro, corte os pães em fatias finas. Em seguida, coloque as fatias no leite de coco adoçado e, depois, passe nas gemas batidas. Então, é só fritar as fatias de pão em óleo quente. Organize-as em uma travessa e polvilhe o açúcar com a canela. 
Uma dica: não coloque todas as fatias juntas. Vá fritando aos poucos. 

Nhami nhami! Fica delicioso! 
Com essa rabanada, o Natal vai ficar mais especial ainda, não acham?

Espero que gostem da receitinha!


quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Receita de hoje: sobremesa fácil de gelatina com creme branco


Essa receita é tão fácil que parece mentira! 
Fui convidada para almoçar na casa de uma amiga, a mesma que olhou todos os rótulos para que eu pudesse almoçar no aniversário do filhinho dela, lembram? Estava em uma semana super corrida e me ofereci para levar uma sobremesa
O almoço estava delicioso! Ela fez um peixe grelhado delicioso. Sem contar que o feijão dela estava bom demais também. E foi uma delícia passar algumas horas com ela e as crianças dela. Foi bem divertido e matamos um pouco a saudade da época da faculdade. 
Diante do convite, comecei a pensar no que levar e minha mãe lembrou desse doce fácil, rápido e delicioso. Do jeitinho que eu gosto, com ingredientes que já estão no armário.
Então, a ideia é o creme branco embaixo e a gelatina em cima. Para enfeitar, coloquei esse confeito coloridinho, sem glúten e sem lactose. Essa sobremesa não é sem lactose porque coloquei um pouquinho de leite condensado. Mas, imagino que ela possa se transformar em uma sobremesa sem lactose se não colocarmos o leite condensado. Não sei como ficaria a consistência mas, como vai o amido de milho, acho que não tem problema.

Vamos aprender?
Primeiro, vamos preparar o creme branco. Você vai precisar de:
- 1/2 lata de leite condensado
- 1 litro de leite (usei o leite de vaca sem lactose)
- 1 colher de sopa rasa de amido de milho
- 2 gemas
- Açúcar, se necessário (eu coloquei um pouquinho sim porque achei que só com 1/2 lata de leite condensado não ficou docinho o suficiente)

Em uma panela, coloque o leite e a gema. Misture bem e acrescente o leite condensado. Se necessário, acrescente o açúcar até ficar agradável ao paladar. Por último, dissolva o amido de milho e um pouquinho de leite e acrescente. Deixe ferver por mais alguns minutos. O ponto certo é quando ficar com consistência de um creme mesmo.
Coloque essa mistura em um refratário de vidro e deixe-o reservado, esfriando.

Agora, vamos preparar a gelatina. Sem segredo algum, certo?
Usei a de sabor morango e segui as instruções do rótulo da embalagem. 

Uma dica: Não despeje a gelatina em cima do creme quando ele ainda estiver quente e quando ela ainda estiver muito líquida. Na própria panela, leve a gelatina para a geladeira só para que ela fique um pouco mais consistente. Quando ela estiver grossinha, pode jogar em cima do creme branco frio e levar novamente a geladeira. Aí, é só servir!

Huuuummm...delícia!
Super fácil, não acharam?
Ideal para quem quer um docinho em meio a correria.
Podem aproveitar bastante!



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...