sábado, 29 de junho de 2013

Receita de hoje: bolo de chocolate na caneca recheado com marshmallow

 LIFE CAN BE SO SWEET 


E como pode, gente!
Quem aqui é formiguinha? \o/
Eu sou demais. Amo açúcar e isso é um problema, eu sei. Por conta disso, hoje a receita é dupla. Calma! Vou explicar para vocês: o bolinho de caneca pode virar duas receitas, o bolinho na própria caneca mesmo ou bolinhos para servir com sorvete. Imperdível!

A ideia foi minha. Eu e meu namorado faríamos aniversário de namoro e eu queria agradar com alguma coisa que eu mesma tinha feito. Ele adora quando vê que eu quem preparou um presente. Fica se sentindo importante (como ele é! )
Fiquei pensando, pensando e tcharaaaaam: um bolo de caneca recheado com marshmallow. Siiiim, tudo a ver: amor, vida, doce, vida doce com amor, amor com vida...E foi isso. Fiz o bolinho. Aliás, neste dia, aproveitei e fiz três tipo de doces: os dois que vou ensinar hoje e o brigadeiro de colher, postado aqui. Porque fiz os 3? Porque os ingredientes são os mesmos e as receitas renderam bastante. Aproveitem essa dica!

Marshmallow, bolinhos para servir com sorvete (feitos a partir do bolinho de caneca) e o brigadeiro de colher sem leite condensado. Ficou faltando a foto do bolinho de caneca recheado com marshmallow, que está abaixo

A receita do bolinho é a básica, que já ensinei vocês. Vamos recapitular?

- 1 ovo pequeno
- 4 colheres de sopa de leite ou leite de coco (como sou um pouco intolerante a lactose, usei o leite de coco e recomendo!)
- 3 colheres de sopa de óleo
- 2 colheres de sopa rasas de chocolate em pó (cuidado com os achocolatados! recomendo o do padre, pois não tem glúten! Se optar por achocolatado, tome cuidado com o açúcar)
- 4 colheres de sopa rasas de açúcar
- 4 colheres de sopa rasas de creme de arroz (encontrado facilmente em supermercados comuns. Geralmente ele fica na seção se farinhas lácteas, aveias, leites em pó. Caso não encontre, pode usar a farinha de arroz, já testei e fica a mesma coisa. O creme de arroz nada mais é do que a farinha de arroz acrescida de vitaminas para as crianças)
- 1 colher de café de fermento em pó

Coloque o ovo na caneca e bata bem com o garfo. Acrescente o óleo, açúcar, leite de coco e bata mais. Acrescente o chocolate em pó e, em seguida, o creme de arroz e o fermento. Bata delicadamente até incorporar. 
Leve ao microondas, por 3 minutos, em potencia máxima. 
Sugiro colocar um pratinho embaixo da caneca na hora de levar para o microondas, pois pode fazer sujeira.

Um parênteses...
Como meu microondas é mais forte, não tenho deixado os 3 minutos completos, pois o bolo tem ficado endurecido e "embatumado". Para ele ficar macio, de acordo com o meu microondas, tenho observado o seguinte: se ficar olhando o bolo dentro do microondas, você vai perceber que ele sobe na caneca, como se estivesse desprendendo dela. Assim que ele sobe, deixo mais alguns segundos e já desligo. Testo com o palito de dente e se estiver ok, está pronto para ser consumido. Aproximadamente, ele fica no microondas por uns 2 min ou 2 min e 30 seg. Cada um saberá o tempo mais adequado de acordo com a potência do seu eletrodoméstico, tá?

Para a calda
- 2 colheres de sopa de leite ou leite de coco
- 1 colher de chá de margarina
- 1 ou 2 colheres de sopa rasas de açúcar
- 3 colheres de sopa rasas de chocolate em pó

Misture tudo e coloque no microondas por 30 segundos, na potência máxima. Reserve a calda.

Ou ainda, se preferir, use essa a receita desta outra calda, que é perfeitíssima. Uma receita rende para calda de um bolo pequeno a médio. Então, aproveitem para fazer vários doces (ai, as nutricionistas vão me matar!) ou diminuir a quantidade da receita (me redimi?)


Agora, vou recapitular também a receita de marshmallow, que aprendi com a querida Didi. Sou outra pessoa depois que aprendi a fazer marshmallow, acreditem se quiser. Eu disse a vocês que sou formiguinha!

- 1 copo americano de açúcar
- 1/2 meio de claras

Misture tudo em uma panela e leve ao fogo. Mexa até chegar ao ponto de as claras começarem a cozinhar nas bordas. Retire imediatamente do fogo e leve para a batedeira. Bata com a maior rapidez possível, de 5 a 10 minutos. Não deixe de acrescentar algumas gotas de limão ou essência de baunilha. 
Quanto mais bater, melhor ficará. Para esta receita, usei a essência de baunilha e gostei mais do que as gotinhas de limão. Essa receita rende bastante.

Bolo, calda e marshmallow feitos, tenha em mãos um injetor de temperos (de preferência novo ou só de doces). Caso você não possua um, como eu na época, compre uma daquelas bisnagas de ketchup/mostarda. Você vai encontrá-los em qualquer supermercado ou loja de 1,99. O injetor é melhor porque o bico dele é mais cumprido, o que permite colocar o recheio bem no meio do bolo.

Injetor de temperos

Bisnaga para ketchup/mostarda

Dentro do injetor ou bisnaga, coloque o marshmallow, e fure o bolo, apertando a embalagem. Vá fazendo isso até achar que está bem recheado. Faça aos poucos e com cuidado para o bolo não se quebrar.
Em seguida, jogue a calda de chocolate por cima e se preferir, mais marshmallow.

Em uma caneca, é ideal para presentear e agradar a alguém que você gosta!




Bolinhos para servir com sorvete
Uma outra alternativa que sempre menciono no blog é desenformar o bolinho de caneca e parti-lo em três partes, para servir. Com sorvete de creme ficaria delicioso. Olhem como fica lindinho (e apetitoso também!)



Bom, meus amores, é isso. Espero que tenham gostado e que tanto doce assim adoce mais ainda a vida de vocês.
Saúde, zero glúten e muito amor e alegria SEMPRE!

Mil beijocas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...