sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Receita de hoje: mousse de chocolate com calda de morango

MEU DEUS DO CÉU! É tudo o que tenho pra dizer sobre esta sobremesa.
E sabem onde achei? No verso do creme de soja da Batavo. Nunca tinha feito e decidi fazer. Vale muito a pena e é uma ótima opção para servir de sobremesa. Além de ser super simples, é claro.

Ingredientes para a mousse
- 3 claras médias
- 10 colheres (sopa) de açúcar (usei o cristal orgânico)
- 1 casca de limão (não é raspa! é a casca mesmo...inteira)
- Cacau em pó (chocolate do padre que é sem glúten e sem lactose)
- 1 caixinha de creme de soja

Preparo
Em uma panela, misture as claras, açúcar e a casca de limão. Mexa até amornar, em fogo baixo. Retire do fogo, jogue fora a casca e bata na batedeira o açúcar com as claras, já misturados, até obter um merengue firme. Vá acrescentando, aos poucos, o cacau em pó e o creme de soja. A receita original pede para que se coloque 300g de cacau em pó. Eu achei que ficaria muito forte e fui colocando e experimentando. Então, a quantidade é a gosto. Coloque em um refratário e leve para gelar.

Ingredientes para a calda
- 2 xícaras de morangos picados
- 4 colheres (sopa) de açúcar (coloquei colheres rasas)

Preparo
Leve ao fogo, mexendo. Tampe e deixe cozinhar por alguns minutinhos.

Sirva a mousse com a calda por cima. 
Estão curiosos pra ver o resultado? 






OBS: como a torta de limão, tive que deixá-lo no freezer por, aproximadamente, 30 minutos antes de comer. Então, fiquei me perguntando: alguém tem alguma idéia para que ele não fique mole? Porque depois ele não ficou na consistência de mousse...ficou bem líquido.

A Beth, da Sabor de Saúde, deu a ideia de usar um pouquinho de gelatina incolor. Alguém topa tentar e contar pra gente como ficou?

Espero que tenham ficado com água na boca. Corram pra cozinha experimentar!

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

O que você deve saber resumidamente sobre: intolerância a lactose



Gente, essa é a maior dívida que eu tinha com todos vocês: escrever sobre a intolerância a lactose.
Há MUITO tempo que venho oferecendo receitas sem lactose, falando da minha intolerância e nada de escrever seriamente sobre ela. Inicialmente, a ideia era pedir para uma amiga nutricionista escrever, mas felizmente ela está sem tempo, trabalhando bastantão. Fiquei eu mesma com essa lição de casa (atrasada, eu sei!) mas já me redimi desta grande falha, e então, vamos ao que interessa.

Esse assunto rende horas e horas de conversa porque há muita polêmica envolvida: alguns profissionais da saúde defendem que todo ser humano apresenta algum tipo de intolerância a lactose  enquanto outros defendem que a ingestão do leite é indispensável para a saúde, devido a fonte de cálcio. 
Porém, antes de entrar nessa questão e explicar o que tenho lido sobre o assunto, é importante esclarecer o conceito de intolerância a lactose, que nada mais é do que a intolerância ao açúcar do leite. Utilizamos o termo "intolerância a lactose" para pessoas que não conseguem digerir produtos lácteos, ou seja, leite e seus derivados (e aqui cito desde queijos até a comidas preparadas que levem qualquer quantidade de lactose, variando de pessoa para pessoa). Essa impossibilidade de digestão acontece porque essas pessoas apresentam uma insuficiência ou ausência da enzima lactase. Mas o que seria essa enzima? Ela é a grande responsável pela hidrólise, ou seja, pela quebra da lactose em galactose e glucose, dois monossacarídeos. De uma maneira grosseira, digamos que é a lactase quem digere a lactose. Nesses casos, a pessoa intolerante pode apresentar apenas uma redução desta enzima (podendo ser os casos em que a pessoa apresenta uma pequena intolerância a lactose) ou a total ausência (casos em que a pessoa não pode nem passar perto de uma vaquinha que já começa a ter reações). Não sendo absorvida ou mal absorvida, a lactose é fermentada por bactérias causando gases e sintomas típicos de indigestão. Esse problema é quase sempre hereditário.

Mas que diabos a intolerância a lactose tem a ver com a doença celíaca, ou melhor, com este cantinho?

Lembram das vilosidades (para relembrar, clique aqui), tanto faladas durante a fase do diagnóstico? Nessa fase, compreendida entre o pré-diagnóstico e diagnóstico, as vilosidades (localizadas no intestino) de um celíaco encontram-se em atrofia parcial ou total, certo? O que acontece é que, com a atrofia, há uma redução da enzima lactase, acarretando na intolerância a lactose. Vou explicar como a médica me explicou: "Para você entender de uma maneira bem simples, o que acontece é que como você está com o intestino todo inflamado e ele tem uma dificuldade de digerir o glúten e, pelo fato de a lactose ser digerida no mesmo lugar, não há a digestão dela também. Então, inicialmente retiraremos o glúten e a lactose da sua dieta e depois, aos poucos, a lactose poderá ser reintroduzida novamente." 
O grande problema é que o que ela me explicou aconteceu ao contrário, sabe-se lá o porquê. Eu nunca me senti bem, desde criança, tomando leite. Sempre reclamava. Mas, ao descobrir a doença celíaca fiquei me perguntando: "Eu passava mal pelo leite (lactose) ou pelo achocolatado (que contém glúten)?". Ficou uma dúvida imensa e, com o alívio da descoberta do diagnóstico, eu só retirei o glúten da dieta e continuei consumindo lactose, até que alguns meses depois, comecei a perceber que meu organismo não aceita muito bem a ideia de receber leite e seus derivados.  O problema maior não seria o leite de vaca em si, pois não consumo há muito tempo, mas sim os derivados (eu amo requeijão, creme de leite, leite condensado...). Comentei com a médica e ela me fez um pedido de exame para diagnosticar a intolerância. Depois de descobrir como é feito o exame, desisti da ideia e resolvi fazer um teste terapêutico, que consiste na retirada da lactose da dieta por uma semana e depois na reintrodução dela na semana seguinte. Meu tio, um pediatra super estudioso, disse que é um teste totalmente válido, pois se você não passar bem porque vai insistir em consumir? E assim fiz. Na segunda semana, com a reintrodução da lactose, percebi o quanto ficava com a barriga inchada, cheia de gases e náusea (pra variar!). A partir disso, decidi ir me testando pra saber o quanto sou intolerante. 

Muitos médicos e outros profissionais da saúde defendem que a população apresenta uma perda progressiva da capacidade, nos primeiros anos de vida, de absorção da lactose. Em resumo: leite é  alimento para bezerro, ou melhor dizendo, para bebês e crianças. Aliás, vocês já pararam para pensar que os humanos são os únicos que consomem leite quando adultos? Estranho, não é? 
Lembrando que todo o leite de origem animal contém lactose. Assim, quando você ver o leite de vaca zero lactose (como o da Piracanjuba aqui) ou queijos de ovelha zero lactose, saiba que eles só são assim devido ao processo a que são submetidos. 




E já que estamos falando sobre a intolerância a lactose, não posso deixar de citar os sintomas, super importantes para uma luzinha acender e você desconfiar que pode ter também. Eles são diversos, mas os mais comuns são diarréia (ou constipação), cólicas, distensão abdominal, gases, náuseas e sintomas de má digestão, sendo que a severidade deles dependerá da relação entre quantidade de lactose ingerida e o quanto dela seu organismo tolera.
Desconfiou? É necessário buscar uma ajuda profissional. Um médico poderá ajudá-lo a descobrir se você realmente tem a intolerância ou não. Para isso, além de te ouvir, ele poderá pedir exames que comprovem o que você está relatando. Atualmente, podemos contar com 4 tipos de exames
- De sangue: o paciente ingere um concentrado de lactose (calma! não é leite, é só um líquido) e durante duas horas terá a glicose medida em várias amostras. Você deve estar se perguntando o que a glicose tem a ver com a lactose, não é? O nível de glicose reflete a digestão do açúcar do leite. Se a lactose não é quebrada, o nível de glicose não vai aumentar e, como consequência, o diagnóstico de intolerância a lactose será confirmado. Então, não se esqueça: no seu exame não virá escrito "positivo ou negativo". Por isso a importância de retornar ao médico com o resultado.
Este foi o exame que a minha médica me pediu. No entanto, eu não quis fazer. Há relatos de pacientes que após a ingestão do concentrado, no laboratório mesmo, já possuem certeza de que são intolerantes a lactose.
- Hidrogênio exalado: este exame irá medir a quantidade de hidrogênio exalado, que em situações normais é bem pequena. Com a intolerância, as bactérias do intestino grosso fermentam a lactose não digerida, produzindo vários gases, incluindo o hidrogênio, que por sua vez é absorvido e, ao chegar ao pulmão, é exalado. Para isso, o paciente ingere uma solução de lactose e o hidrogênio expirado é medido em intervalos regulares. Quanto mais alto o nível, maior a intolerância a lactose.
- Deposição de ácidos: a lactose não digerida é fermentada pelas bactérias e produzem ácido láctico e ácidos graxos, podendo ser detectados em uma amostra de deposição. Este é um exame indicado tanto para crianças pequenas como para criança maiores.
- Exame genético: é o mais novo e talvez, a melhor forma de se diagnosticar a intolerância, por ser rápido e não provocar incômodos ao paciente. O paciente terá uma pequena amostra de sangue retirada e o seu DNA será estudado para verificar se há mutação em relação a produção de enzima ou não.

E como tratar a intolerância?
Assim como a doença celíaca, a intolerância a lactose não tem cura.  O único jeito é não consumir ou consumir na quantidade que seu organismo tolera. É possível encontrar no mercado cápsulas de lactase, um suplemento alimentar que auxilia na digestão da lactose. Porém, aqui no Brasil ele é BEM caro. A grande dificuldade de se fazer uso delas é que não há uma prescrição única. Há que se ir testando se a quantidade de cápsulas que você tomou é suficiente para a quantidade de lactose que você ingeriu.
Quando estive em Miami, encontrei as cápsulas por aproximadamente 11 dólares. Mas como sou bem adaptada a dieta, não vi necessidade de trazê-las. 


Cápsulas de lactase
Com relação a dieta, no caso de você ser intolerante a lactose, evite alimentos como:
- leite de vaca (de animais, no geral, se não tiver certeza de como foi processado)
- queijo fresco
- manteiga
- requeijão
- creme de leite
- iogurtes a base de leite
- bolachas, bolos e pudins que levam leite ou derivados na receita
- adoçantes em pó

As opções que podem substituir os alimentos mencionados acima são:
- leite com baixa lactose
- leite zero lactose, como o da Piracanjuba
- leite de soja
- leite de arroz
- alguns queijos da Balkis

Uma questão super importante e que julgo necessária citar aqui é a diferença entre intolerância a lactose e alergia ao leite. A intolerância a lactose, como pode se ver no começo deste post, é caracterizada pela alergia ao AÇÚCAR do leite, enquanto que a alergia ao leite é caracterizada pela alergia a PROTEÍNA dele.

E mais uma vez, não é doença mas também não é frescura.

E então, como repor o cálcio?
O cálcio é um nutriente encontrado em grande quantidade no leite. Porém, com a intolerância a absorção do cálcio terá que vir de outras fontes. Nesses casos, é fundamental buscar a ajuda de uma nutricionista e/ou nutrólogo, como preferir. 
Mas, para se ter uma ideia, existem outros alimentos ricos em cálcio, como:
- feijão
- ovos
- couve, brócolis, espinafre e verduras escuras em geral
- repolho, nabo, figo, uva passa, cenoura e laranja
- amêndoas e nozes
- gergelim
- queijo de soja (tofu)
- sardinha, marisco e algas

A substituição é totalmente possível, não é? Então, não se esqueçam de consultar os profissionais necessários.
Não custa a gente respeitar o nosso organismo e viver bem, certo?

Até a próxima.


Fonte: Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu; Semlactose

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Sem glúten, por favor! no facebook


Finalmente, meus queridos leitores! Depois de alguns meses pensando sobre a ideia e com a sugestão de muitos amigos, decidi colocar o blog no facebook também.

Tantas coisas ruins acontecem por lá e acabam chegando a milhares de pessoas que eu pensei: "por que não chegar informações pertinentes?"
Foi assim que criei a página, com muito amor e carinho.

Acredito que com o facebook a interação ficará mais fácil e a troca bem mais dinâmica. Então, querem conhecer a página? Basta clicar na foto acima e você será direcionado!

Como sempre, críticas, sugestões, dicas...serão sempre bem vindas. 

E não se esqueçam: não retenham informações com vocês...repassem! Conto com a ajuda de vocês.

Aqui na página, lá embaixo, vocês poderão curtir a página do blog no facebook diretamente. Curtam!

E não se esqueçam: tem promoção da Balkis rolando por aqui!

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Eu provei e aprovei: queijos sem lactose da Balkis



Já pensou em comer queijo minas, mussarela, queijo prato e muitos outros sem passar mal? Eu pensava e ficava desanimada porque achava ser impossível, até conhecer a Balkis.
Mencionei algumas vezes (aqui e aqui) - sem contar o quanto repito para amigos e familiares - o fato de poder consumir queijo, mesmo com certa intolerância a lactose. A Balkis foi genial quando pensou em nós, não é?

Já fiz receitas com a mussarela light Balkis e elas ficaram divinas. Mesmo aqui em Ribeirão Preto, tenho um pouco de dificuldade de achar os queijos da Balkis, mas quando acho, abasteço minha geladeira e até o freezer. Sim, porque geralmente também deixo um pouco congelado, caso decida colocar em prática alguma receita que leve queijo. 
Apesar de só ter consumido a mussarela light e o queijo prato, a Balkis produz outros queijos sem lactose e com baixo teor de lactose. 

Abaixo, confiram uma tabela de queijos com ZERO LACTOSE

Clique na foto para visualizá-la em tamanho maior

Não é demais?
Quero experimentar todos os outros tipos! I
Para conferir a tabela completa e uma breve explicação sobre a intolerância a lactose, bastar clicar aqui.

A outra novidade que recebi hoje é que se eu não acho os queijos na minha cidade, posso comprá-los na loja virtual, que faz entregas para todo o Brasil. Ou seja, queijo sem lactose para todo mundo. Para conhecer a loja virtual e fazer o seu pedido, clique aqui.

Aproveitando a oportunidade, a Balkis está com uma promoção sensacional. Para saber melhor, é só dar um clique no banner abaixo.


Já pensou em ganhar uma promoção dessas? Eu adoraria! 
Corram porque ela já está em vigência e vai até o dia 26 de outubro.

E como consumidora, posso garantir para vocês: o atendimento deles é fantástico. São rápidos e atenciosos nas respostas. Sou fã de carteirinha desta marca.
Visite a FanPage da Balkis, no facebook. 

E você, já provou? Ficou animado em provar? Conte pra nós!

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Eu provei e aprovei: mousses da Mr. Bey


Gente, o Papai Noel veio mais cedo esse ano. Fui presenteada com sobremesas deliciosas da Mr. Bey.
Experimentei uma a uma e recomendo TODAS. Quer dizer, não pude experimentar o petit gateau porque leva farinha de trigo. Agora, as outras sobremesas que recebi são deliciosas e podem ser consumidas. Sim, são sem glúten! Inacreditável, não é?

Vejam que alegria!

Sobremesas Mr. Bey

Querem saber o que ganhei? Vamos lá!
- Petit Gateau (celíacos, não podemos consumir, pois contém glúten) 
- Mousse de Chocolate
- Mousse Holandesa
- Mousse de Morango
- Mousse de Coco
- Mousse de Maracujá
- Mousse de Limão

Todas essas sem glúten, nas versões tamanho normal e econômico também. Ideal para servir depois do almoço, jantar...ou roubar da geladeira no meio da tarde.

Já imaginam o meu preferido, né?
Chocolate! Ele vem com chocolate ralado em cima...nossa! É perfeito!

E não é difícil encontrar...no Pão de Açúcar tem. Para saber outros pontos de vendas, clique aqui e entre em "vendas", no site.
Ah! Eles possuem uma FanPage no facebook também. Postam cada delícia...de dar água na boca.

E vocês, já provaram essas delícias? 
Não? Corram para o supermercado!
Já? O que acharam? 

Divida a sua opinião conosco.

terça-feira, 4 de setembro de 2012

Receita de hoje: brusquetas de atum e bacalhau


Trabalho, filhos, marido, casa...e o relógio funcionando. Então, durante a semana, nada melhor do que um lanchinho rápido, não é?
Bom, um belo dia minha mãe decidiu fazer brusquetas para a hora do jantar. E eu não gosto de ficar de fora de nada. Corri pensar em como seriam as minhas e colocamos a mão na massa. 

Fiz uso do mini pãozinho tipo francês da Vida sem Glúten.


Então, minha mãe dessalgou e desfiou um pouco de bacalhau. Acrescentou salsinha, cebolinha, azeite cebola e tomate picados. 
Para o de atum utilizamos o de latinha mesmo, in natura (nada de óleo, ok?). Acabei comprando errado o ralado mas preferimos o sólido, fica muito melhor. No de atum, acrescentei cenoura ralada. 
Para ambos, utilizei o queijo prato (porque no supermercado não tinha a mussarela) da Balkis, que como eu já mencionei, é sem glúten e sem lactose. 
Cortei o pãozinho no meio, acrescentei os "recheios" e coloquei no forninho para aquecer, até o pão estar próprio para consumo e o queijo derretido. Ficaram divinas! 

Confiram o resultado:

Brusquetas de atum

Brusquetas de bacalhau

Gostaram da carinha delas? Agora imaginem o gostinho...huuuum!
E não se esqueçam de repassar o blog para amigos e conhecidos. E mandem suas receitas também...esse espaço é feito totalmente para vocês.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...