domingo, 15 de julho de 2012

Receita de hoje: fondue de chocolate


Com esse friozinho gostoso, NADA melhor do que uma fondue!
No feriado de Corpus Christi, foi aniversário da minha mãe e fomos curtir um friozinho na praia. E a fondue salgada já estava super programada. 
Decidimos fazer a doce também mas o problema era: como preparar uma fondue de chocolate sem glúten e pior, sem lactose? Todas as receitas que eu achava na internet levavam o chocolate de soja derretido. Na praia, eu jamais acharia um barra de chocolate de soja para derreter. Sem contar, que o preço não é nada convidativo.

O que me restou? Inventar, é claro!
Já falei que eu e meu namorado amamos cozinhar e diante de como fazer uma fondue de chocolate sem lactose, disse pra ele: "coloca sua cabeça pra funcionar gastronomicamente e me ajuda?". Ele, super animado, topou. Ele adora uma calda (que serve para bolos e sorvetes) que eu faço com chocolate em pó (da Nestlé), margarina e leite. Porém, com a dieta restrita de lactose, como eu iria fazer uma fondue?
Foi então que pensamos: creme de soja, claro. Fomos para o supermercado e para a nossa surpresa, achamos. 
E eu não poderia deixar de postar aqui, não é?

Estes são alguns dos ingredientes, faltando a água e a margarina.



Mãos a obra?

Você vai precisar de:
- 6 colheres (de sopa) cheias de chocolate em pó (recomendo o da Nestlé, pois sei que não contém nem glúten e nem lactose). Se você achar que esta forte demais, coloque a gosto.
- 250 ml de água
- 1 colher cheia (de sopa) de margarina (Becel, que é sem lactose)
- 4 colheres cheias (de sopa) de açúcar
- 1 caixinha (200g) de creme de soja (o meu preferido, Batavo Naturis)

Em fogo baixo, derreta a margarina. Acrescente meio copo de água (125ml) e 3 colheres de chocolate em pó. Mexa até que o chocolate se misture a água.
Em seguida, acrescente o açúcar, a outra metade de água e o restante do chocolate. Continue mexendo até engrossar. Por último, acrescente o creme de soja, mexa e desligue o fogo.
Sirva com frutas picadas. Agora, é só aproveitar! 


Huuuum...que delícia! Perfeita para um jantar a dois, reunir os amigos ou a família.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...