terça-feira, 19 de junho de 2012

Recebendo um celíaco em casa: o que servir?


Uma amiga muito querida, a Má, leu uma reportagem e disse que na hora lembrou de mim e deste cantinho. Lá, era questionado: o que servir para um amigo (a) celíaco ou para amigos que possuam filhos nesta condição?

Eu AMO cozinhar em casa. Troco a refeição de um restaurante (por melhor que seja) por uma reunião com amigos em casa. E isso, é claro, inclui comida, não é?!
Meu namorado ama cozinhar e aprendi a gostar disso com ele. Claro que não cozinho tão bem quanto ele, mas arrisco. 

Ao receber um amigo celíaco em casa, você tem duas opções:
- Cozinhar tudo sem glúten, para todos 
- Cozinhar um prato somente para ele

O importante é que escolhendo qualquer uma das situações, você tenha consciência sobre a contaminação cruzada. Ela é a grande vilã da nossa saúde, como celíacos.
(Clique aqui para saber mais sobre isso!)

Na condição de celíaca, eu diria que pra mim tanto faz. Já na condição de anfitriã, eu preferiria cozinhar tudo sem glúten. Afinal, é ótimo experimentarmos coisas diferentes e não é tão difícil assim cozinhar sem glúten (aliás, é mais fácil do que se imagina!).

Certifique-se de que sua visita é celíaca e não intolerante a lactose também. É muito comum nós sermos intolerantes a lactose também, em menor ou maior grau, variando de pessoa para pessoa. E lembre-se: leia o rótulo de tudo o que servir...senão, sua visita pode não sair mais do banheiro e isso seria um tanto quanto desconfortável. Confie mais em produtos que são produzidos somente em indústrias que façam alimentos sem glúten, pois embora seja lei conter na embalagem se contém ou não glúten, sabemos da falta de conhecimento e de obediência a lei que nos protege. Muitas industrias colocam na embalagem que o produto não contém glúten por não ter um ingrediente como a farinha de trigo, por exemplo, mas se esquecem de que a produção compartilhada pode fazer com que hajam vestígios (traços) de glúten. Por isso, a intenção deste post é oferecer algumas sugestões lembrando sempre da contaminação cruzada, tá?!
E lembre-se: esse blog tem muuuuuuuuuuuuitas receitinhas aqui do lado direito. Todas foram testadas e aprovadas!

Café da manhã e da tarde


O café da manhã, na minha opinião, é a refeição mais difícil para um celíaco. É neste horário que todos os pães, bolos, tortas e salgados aparecem. Mas o mundo oferece infinitas opções e nós, celíacos, podemos ter um café da manhã perfeitamente delicioso e saudável. Pode-se servir:
- Panquecas sem glúten 
    Receitinha rápida: 1 copo (250 ml) de maisena, 1 ovo, 1 copo (250 ml) de leite           de baixa lactose e sal a gosto. Bata todos os ingredientes no liquidificador. Para medir a quantidade da massa a ser levada ao fogo, use um pires. Em uma panela teflonada, coloque 1 pires de massa, deixe um pouco e vire dos dois lados para não queimar (aproximadamente 2 minutos de cada lado, dependendo da potência do fogão). 
- Pamonha de milho verde 
- Pães sem glúten (encontrados facilmente em loja de produtos naturais. Se forem congelados, fica mais gostoso se forem aquecidos antes de serem servidos)
- Pão de queijo (Forno de Minas não contém glúten e é facilmente encontrado em supermercados comuns)
- Bolos sem glúten (aqui no blog tem mais de 15 receitinhas)
- Ovos mexidos 
- Frutas a vontade
- Iogurte (adoro as marcas LacFree e Verde Campo, pois além de serem sem lactose são seguras com relação ao glúten)
- Leite (se a visita for intolerante a lactose, sirva um leite zero lactose; hoje existem várias marcas no mercado)
- Sucos naturais (se o seu liquidificador já bateu farinha de trigo ou qualquer outra coisa com glúten, o melhor é não bater o suco que o celíaco vai consumir nesse mesmo liquidificador; sendo assim sirva um industrializado que é mais seguro)
- Margarina (sem migalhas de pão)
- Requeijão (sem migalhas de pão)
- Geléias de frutas (sem migalhas de pão)
- Mel
- Biscoito de polvilho (não compre biscoitos produzidos em padarias, certamente estarão contaminados)
- Chás (se não me engano algumas marcas sofrem contaminação cruzada na fabricação e vem com a embalagem escrito "contém glúten")
- Granola sem glúten 
- Frios (peito de peru, presunto, queijos; gosto dos da marca Sadia, pois confio na rotulagem)
- Chocolate em pó para usar com o leite (da marca Nestlé e Garoto). 
- Gelatinas

Almoço e jantar

- Salada a vontade (desde que não contenha trigo, hein!? Tabule, por exemplo, nem pensar!). Ah! E não se esqueça, nada de croutons também 

- Carnes grelhadas, assadas ou  cozidas. Podem ser temperadas com  sal, alho, cebola, azeite, ervas, vinhos, mostarda (verifiquem o rótulo), shoyo (verifiquem o rótulo, pois algumas marcas contém glúten), mel, laranja, limão, além de outras delícias. Se optar por algum caldo de carne, galinha, costela e afins, verifique o rótulo, pois algumas marcas contém glúten. Para quaisquer temperos prontos e industrializados, consulte o rótulo. E nada de cerveja para temperar. Costumo dizer que ela é glúten líquido
- Arroz branco, integral e risotos (jamais sirva aqueles arroz tipo 7 grãos)
- Peixes assados
- Para as crianças, espetinhos são uma excelente dica: tomate, cebola e batata intercalados com cubos de frango ficam uma delícia
- Purês de batata, mandioquinha e cenoura. Lembre-se: nada de usar farinha de trigo para engrossá-los. Caso precise fazer isso, faça uso do amido de milho
- Se optar por massas, não se esqueça: massas de arroz, milho ou quinua
- Yakissoba, feito com Bifum
- Se optar por empanados e filés a parmegiana, empane com farinhas seguras

Bebidas

Não sirva uísque, cerveja (a não ser que você decida servir a cerveja sem glúten, gim e vodca destilada de grãos. Água, sucos naturais (desde que você se lembre da questão do liquidificador citada acima), refrigerantes, saquê, champagne e vinhos podem ser consumidos com segurança.


Sobremesas

- Frutas a vontade

- Doces de compota (figo, abóbora, doce de leite, entre outros)
- Brigadeiro com chocolate em pó sem glúten
- Sorvetes sem glúten com banana flambada ou calda de chocolate (tem receitinha aqui no blog, do lado direito). A Kibon é campeã em sorvetes sem glúten. 
Com tanta receita de sobremesa aqui no blog, impossível não ter uma que agrade!

--------------------------------------------------------------

UFA! E vocês ainda acham que não é possível ser feliz com tantas gostosuras sem glúten e sem lactose?
E tendo dito esta semana: hoje em dia só passa fome o celíaco que quer, pois há substituição para tudo! Xô preguiça! Simbora pra cozinha experimentar algo novo!

Espero que tenham gostado das dicas!

Mil beijocas

Fonte: Panelinha, Acelbra - RJ

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...